Logo CNA

CNA debate limites de enquadramento no Simples e transação tributária no contencioso administrativo
Whats App Image 2022 12 19 at 19 25 18

Tema foi tratado em audiência pública no Senado

20 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (20/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (19), de audiência pública no Senado para discutir o Projeto de lei Complementar (PLP) 127/2021, que altera os limites de receita bruta anual para fins de enquadramento de empresas no Simples Nacional e propõe mudanças na competência para proposta e regulamentação da transação tributária na esfera administrativa.

O texto foi aprovado recentemente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e aguarda votação no Plenário do Senado. No entanto, a assessora jurídica da CNA, Raquel Andrade, alertou para uma emenda incorporada ao texto na CAE, que dá exclusividade à PGFN para a transação no contencioso administrativo fiscal, tirando a atribuição da Receita Federal, atualmente competente para a função nos termos da Lei n° 14.375/2022.

Segundo ela, esta emenda, se mantida, geraria uma burocratização das transações tributárias e insegurança jurídica. “A concentração da transação no âmbito administrativo na Procuradoria da Fazenda Nacional, a nosso ver, burocratiza o procedimento de adesão à transação, porque coloca mais uma fase desnecessária. E aí você vai ter que inscrever o débito em dívida ativa, além de aumentar os encargos”. Desta forma, ela defendeu a rejeição da emenda que estabelece a alteração da cobrança.

O debate foi realizado na Comissão do Senado do Futuro (CSF) e reuniu representantes da Receita Federal do Brasil; Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Sebrae; Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Turismo e Serviços (CNC).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas