Logo CNA

CNA debate integração de dados no setor agropecuário
Rudy agrodados2

Diretor jurídico da entidade participou de seminário na quinta (11)

11 de maio 2023
Por CNA

Brasília (11/05/2023) – O diretor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rudy Ferraz, participou, na quinta (11), do seminário online “Integração de Agrodados”, promovido pela Center for Artificial Intelligence (C4AI).

O evento, que também contou com a realização da Embrapa, da Universidade de São Paulo, Lawgorithm e Legal Grounds Institute, debateu aspectos jurídicos, éticos e econômicos relacionados à governança de dados nas cadeias produtivas agrícolas, a inteligência artificial, big data e a proteção de dados no setor agrícola.

Rudy Ferraz moderou o debate com o pesquisador do C4AI e professor da USP, Antônio Saraiva, e a analista da Embrapa Agricultura Digital, Débora Druquer.

Para o diretor jurídico, a integração de dados no agro é fundamental, principalmente em razão da entrada do setor no mercado de capitais. “Diante da escassez de recursos do crédito oficial, o agro tem explorado esse sistema financeiro, que tem exigido transparência e informações atualizadas”.

Imagem

Segundo Rudy, tem sido cada vez mais necessária a organização de dados no agro para que ele seja ainda mais transparente e mostre sua sustentabilidade para o mundo. “É uma oportunidade de termos mais produtividade, menor custos de produção e maior qualidade dos produtos”.

Ferraz disse que a efetiva integração de dados no setor esbarra na falta de conectividade no campo. “O tema é uma prioridade para a CNA. Nós temos acompanhado o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), inclusive temos um assento no conselho, para ajudar a implementar e ampliar a conectividade na área rural”.

O professor Antônio Saraiva disse que a conectividade no campo é um gargalo e que diz respeito a um problema maior de falta de recursos do governo e tecnologia. Já a analista Débora Druquer citou o projeto SemeAR, que é desenvolvido por diversas entidades, e que tem por objetivo aumentar a geração de riqueza no meio rural por meio de tecnologias digitais.

Assista o seminário completo:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação