Logo CNA

CNA debate índice de preço de comercialização da madeira
Madeiraaa

Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura se reuniu na quarta (10), por videoconferência

10 de junho 2020
Por CNA

Brasília (10/06/2020) – A Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta (10), por videoconferência, para discutir a elaboração de um índice de referência regionalizado para o preço de comercialização da madeira.

O objetivo do indicador é servir como parâmetro e balizador de negociação para contratos de comercialização entre os produtores de florestas plantadas e as indústrias.

“A reunião foi uma oportunidade de conhecer as metodologias já existentes, as demandas por região e por produtos derivados da madeira, além do interesse das entidades e institutos de pesquisa”, afirmou o presidente da Comissão, Walter Resende.

O assessor técnico da CNA Rogério Avelar explicou que a ideia inicial é desenvolver um modelo de índice referência para comercialização de madeira, baseado na demanda levantada pelas Federações Estaduais de Agricultura, em relação aos produtos madeireiros e regiões produtoras.

“Existem diversos produtos originados da madeira. O eucalipto em Minas Gerais, por exemplo, é destinado principalmente para produção de carvão vegetal utilizado pela indústria siderúrgica. Já na Bahia e Mato Grosso do Sul, a produção do eucalipto vai, em grande parte, para a indústria de celulose e papel”, disse.

Participaram do encontro virtual representantes de Federações de Agricultura e Pecuária, associações de produtores, órgãos governamentais, instituições de pesquisas públicas e privadas e consultorias de mercado.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação