Logo CNA

CNA debate desafios do agro em workshop do Sebrae
Bruno prospera agro

Superintendente técnico da entidade fez palestra online nesta segunda (22)

22 de março 2021
Por CNA

Brasília (22/03/2021) O superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na segunda (22), do “Workshop Prospera Agro – Inteligência Estratégica no Agronegócio”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em sua apresentação, Bruno Lucchi citou os principais resultados econômicos do agro brasileiro. Segundo ele, o PIB do setor representa 26,6% do PIB Brasil e em 2020 cresceu 24,3%. No mesmo ano, o agro criou 61.637 novos postos de trabalho, o melhor resultado dos últimos anos. Com relação ao Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuário, a previsão para 2021 é de R$ 1,17 trilhão, aumento de 15,8% ante 2020.

Entretanto, Lucchi defendeu medidas que assegurem competitividade ao setor, como uma reforma tributária justa e que não implique aumento de imposto para o setor e a sociedade.

“O agro brasileiro se sustentou e continua resiliente mesmo durante a pandemia. Entretanto, com esses bons resultados, ao invés de receber apoio por meio de políticas públicas, o setor acaba sendo penalizado. Um exemplo são os debates sobre a reforma tributária, que parecem colocar o agro contra os outros setores da economia. Nós queremos competir com o agro de outros países. A reforma tem que ser justa e não aumentar a carga tributária do setor e da sociedade”, disse.

No encontro, o superintendente pontuou os desafios do agro brasileiro. Para ele, alguns gargalos precisam ser superados e os principais são: infraestrutura e logística; conectividade e tecnologia; insegurança jurídica; imagem do setor; crédito e gestão de riscos; fortalecimento da classe média rural; tributação; sustentabilidade; manutenção e ampliação do mercado externo.

Sobre a ampliação da classe média rural, Bruno Lucchi disse que são necessárias algumas ações como a profissionalização do produtor rural, a sucessão familiar, agregação de valor à produção, associativismo e cooperativismo. “A nossa preocupação é ampliar a classe média rural, trazendo os produtores da classe D e E para a classe C, principalmente da região Nordeste. Essa mudança é possível com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)”.

Em relação ao desafio do crédito e gestão de riscos, o superintendente técnico da CNA destacou as novas fontes de financiamento que estão surgindo, como os títulos verdes, que podem injetar R$ 700 bilhões na agricultura brasileira até 2030.

Lucchi defendeu, ainda, uma política de seguro rural forte e consolidada. “O seguro é uma ferramenta que minimiza os prejuízos e a descapitalização do produtor. Em 2020 tivemos um aumento dos recursos e acreditamos que nesse ano esse valor possa ser aumentado”.

A sustentabilidade e os desafios ambientais, como a regularização ambiental e fundiária, o licenciamento ambiental, o pagamento por serviços ambientais e as mudanças climáticas, também foram abordados durante a apresentação. O superintendente encerrou o debate dizendo que é preciso ampliar o diálogo neste momento crítico de pandemia para avançar na agenda de prioridades do agro.

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Zander Navarro, e o diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cleber Soares, também participaram do debate virtual.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas