Logo CNA

CNA debate conectividade no campo em workshop da Telebrasil
Wenderson Araujo conectividade no campo

O evento virtual fez parte da programação do “Painel Telebrasil 2020 – A conexão do Brasil com o futuro”

29 de setembro 2020
Por CNA

Brasília (29/09/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (29), do workshop “Agricultura Conectada”, promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

O evento virtual fez parte da programação do “Painel Telebrasil 2020 – A conexão do Brasil com o futuro” e reuniu autoridades e lideranças do setor de tecnologia para debater os desafios que o Brasil ainda enfrenta para levar a conectividade ao campo.

Em sua exposição, o coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, falou sobre a importância do setor agropecuário para a economia brasileira e como a falta de conectividade prejudica o setor.

“Hoje o agro representa 43% das exportações brasileiras, emprega 33% da mão de obra e é responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, a conectividade ainda é um dos pontos frágeis da produção dentro da porteira”.

Medeiros afirmou que dos 5 milhões de propriedades rurais existentes no Brasil, cerca de 72% estão offlines, sem qualquer tipo de conexão. Desses 72% dos estabelecimentos, 50% estão na região Nordeste e 91% possuem área de até 100 hectares.

“O Brasil tem 195,7 milhões de hectares sem conexão. Esse dado comprova que um dos gargalos do agro é a conectividade no campo. É um grande desafio e precisamos de um esforço conjunto dos setores público e privado para reduzir essa porcentagem”.

Painel telebrasil

Segundo o coordenador técnico do Instituto CNA, algumas ações são necessárias para mudar esse cenário, como o desenvolvimento de políticas públicas que facilitem o acesso às inovações tecnológicas e proporcionem a fixação das famílias no campo, o aumenta da renda e da segurança rural.

A reformulação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para modificar as finalidades e a destinação dos recursos e a garantia da disponibilidade da frequência de 700 mhz (mega-hertz) para as áreas rurais também são alternativas para solucionar o gargalo.

Durante o workshop, o representante da Confederação informou que a entidade, por meio de seu Instituto, está desenvolvendo uma plataforma de multisoluções para as propriedades rurais. “No momento estamos buscando fornecedores e firmando parcerias para levar ao produtor soluções de conectividade que melhor se encaixam para o caso dele”, concluiu.

O debate foi mediado pela jornalista do Estado de S. Paulo, Anne Warth, e também contou com a participação do diretor de Inovação e Conectividade do Ministério da Agricultura, Cléber Soares, do diretor de Relações Governamentais da Huawei, Bruno Takematu, do head de Marketing Corporativo e Internet das Coisas (IoT) da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno e do diretor de Ciência, Tecnologia, e Inovação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, José Gontijo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas