Logo CNA

CNA debate comércio de emissões e mercado de carbono
Eduarda Silvicultura

Tema esteve na pauta da Comissão Nacional de Silvicultura

31 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (31/10/2023) – A Comissão Nacional de Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (31), para discutir o Projeto de Lei (412/22) que cria o Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões (SBCE) e regulamenta o mercado de carbono no país.

O PL foi aprovado no Senado no início de outubro, e seguiu para análise na Câmara dos Deputados. O setor agropecuário foi contemplado parcialmente na proposta analisada pelos senadores.

Em relação ao mercado de carbono, a CNA defende pontos como o tratamento diferenciado para o setor agropecuário, reconhecimento do balanço líquidos das emissões em todos os elos da cadeia produtiva e possibilidade de geração de créditos por meio de recomposição de Áreas de Preservação Permanentes, áreas de Uso Restrito e Reservas Legais.

Para o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, é necessário criar uma metodologia de precificação e valoração do carbono no setor agropecuário. Segundo ele, após a aprovação da Lei, será importante uma ampla discussão sobre as metodologias a serem utilizadas.

“O esforço da CNA é para o reconhecimento de que o Brasil já realiza atividades que cabem a emissão de créditos de carbono. Já fazemos isso na agropecuária”, destaca o coordenador de sustentabilidade.

Na reunião também foi abordada a atuação da Two Sides, organização global sem fins lucrativos que atua na comunicação positiva do setor florestal e seus produtos e subprodutos, bem como combate ao greenwashing (divulgação falsa sobre sustentabilidade) e campanhas educativas para desmistificação e valorização da cadeia produtiva.

O diretor técnico da Two Sides, Manoel Manteigas, e a diretora de Comunicação, Heloísa Vidigal, também demonstraram diversas ações de estímulo à produção e uso consciente do papel, para impressão e embalagens, e esclareceram os principais equívocos comuns sobre os efeitos ambientais da utilização desses recursos.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte