Logo CNA

CNA debate cenários para a irrigação
Comissaodeirrigacao3

Tema foi tratado na reunião da Comissão Nacional de Irrigação na quinta (9)

9 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (09/02/2023) – A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quinta (9), a primeira reunião do ano para tratar sobre os cenários setorial, econômico e político para os próximos meses.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Comissão Nacional de Irrigação, David Schmidt, que destacou a importância do colegiado e a relevância da pauta da reunião. “É importante termos mapeado esses cenários para desenvolver o planejarmos das ações dentro dos desafios de trabalho que vamos ter neste ano”, destacou.

Durante a reunião, a assessora técnica da Comissão, Jordana Girardello, apresentou o cenário setorial voltado para a irrigação e detalhou o plano de ações da comissão. “As nossas ações têm por objetivo aumentar a área irrigada no Brasil na garantia da segurança alimentar, apoiar os polos de agricultura irrigada, a desburocratização do licenciamento ambiental para a irrigação e continuar atuando forte junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos”, destacou.

Imagem

Segundo a assessora, o plano de ação também prevê a realização de uma série de capacitações com o intuito de ampliar a participação e a qualidade técnica dos representantes do setor nos colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). “Também iremos trabalhar no reconhecimento da reservação de água como segurança hídrica e alimentar além da manutenção de tarifas energéticas diferenciadas para irrigação”, disse Jordana.

O diretor-executivo da Rede Nacional de Agricultura Irrigada (Renai), João Carlos Dé Carli, participou da reunião e mostrou as perspectivas de atuação em 2023 e destacou a relevância da parceria com a CNA.

Perspectivas – A análise econômica foi feita pelo coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, que tratou das perspectivas econômicas para o ano tanto no cenário internacional e quanto no nacional. “Em 2023 vamos ver novamente a contribuição do agro, puxando para cima o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, afirmou o analista.

Imagem

As projeções políticas foram apresentadas pelo assessor de Relações Institucionais da CNA, Victor Ayres. Ele mostrou o cenário de mudanças na estrutura do poder executivo, as frentes parlamentares do Congresso Nacional e a nova política econômica. A assessora técnica da ARI, Suelen Zottele, também esteve presente no encontro e falou sobre as pautas em tramitação no Congresso Nacional referentes ao setor agropecuário, e especificamente os projetos prioritários para o desenvolvimento da irrigação no Brasil.

A reunião da Comissão também contou com a participação dos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Gustavo Goretti e Frederico Cintra, e do coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação