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CNA debate aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes
Elisangela Centro Oeste Export1 EDIT

Tema foi abordado, na terça (8), durante Centro-Oeste Export, em Sorriso (MT)

9 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (09/08/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (8), do Centro-Oeste Export - Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transporte, em Sorriso (MT).

A assessora técnica de logística e infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, foi uma das expositoras do painel “Aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes para o escoamento das safras”.

O evento, promovido pelo Brasil Export, reuniu durante dois dias autoridades e lideranças empresariais com o intuito de debater soluções para dar mais eficiência na logística do setor produtivo da região, além de cobrar melhorias na infraestrutura de transportes e vias navegáveis.

Durante o debate, Elisângela falou dos desafios enfrentados pelo setor produtivo e apresentou um panorama geral sobre a atual situação da infraestrutura e logística na região Centro-Oeste, que representa atualmente 71% da produção de soja e milho do Brasil.

“Desde 2009, a CNA tem feito estudos sobre o tema com apoio de parceiros. O que observamos é que, de lá para cá, a agropecuária se desenvolveu e cresceu em um ritmo que não foi acompanhado pela logística e infraestrutura”, diz.

Elisangela explicou que, com a expansão do Centro-Oeste e de novas fronteiras agrícolas, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), tornou-se cada vez mais inevitável a utilização dos portos do Arco Norte, que escoa 52 milhões de toneladas de milho e soja. “Não tem mais como voltar atrás. A infraestrutura e a logística vai ter que acompanhar”, destacou a assessora da CNA.

Elisangela durante debate no Centro-Oeste Export Elisangela durante debate no Centro-Oeste Export

Sobre as rodovias, Elisângela destacou que, de todas as estradas existentes no país, somente 12,5% são pavimentadas. “Fala-se muito em aumentar a oferta de ferrovias, de rios navegáveis, mas as nossas estradas também carecem de investimento, de manutenção, de adequação para que o produtor possa chegar aos clientes finais, sejam internos ou internacionais, de forma competitiva. Hoje os nossos custos são superiores aos nossos concorrentes como é caso da Argentina e Estados Unidos”, relatou.

Para a assessora da CNA, o desafio é ainda maior quando se trata de hidrovias e ferrovias. “Costumo dizer que no Brasil não há hidrovia. Nós temos rios que navegamos em algum período do ano. Mas hidrovias em si, não. Porque hidrovias significa toda uma estrutura que leve a navegar durante todo o ano”, diz.

Segundo ela, são necessários também investimentos em hidrovias e ferrovias no Brasil. “Tudo isso facilitaria a vida do produtor, porque somos competitivos dentro da porteira. A partir daí é que os nossos problemas se iniciam. A Ferrogrão, por exemplo, é a menina dos olhos do agro, que precisa sair do papel. Esses problemas de infraestrutura e logística que enfrentamos faz aumentar o custo dos produtores finais, encarecendo o alimento em todo o mundo e comprometendo a segurança alimentar.

Armazenagem – Durante o debate, Elisângela apresentou pontos da pesquisa inédita sobre armazenagem realizada pela CNA por meio da Esalq Log (USP). “A armazenagem nas propriedades no Brasil representa 15%, enquanto que nos EUA é de 56%. Fazendo um cálculo da produção de grãos em Mato Grosso, onde esse fórum é realizado, sobre a capacidade de armazenagem, nós temos um déficit acima de 50 milhões de toneladas. Isso é muito e precisa ser visto”.

Elisângela também explicou que a pesquisa apontou um grande gargalo na falta de qualificação da mão de obra para operacionalizar os armazéns. De acordo com a assessora, o Sistema CNA está tomando inciativas neste sentido.

“O que mais pode ser feito? Gostaria de deixar essa provocação aqui e incluirmos este tema nas discussões em fórum futuros”, ressaltou Elisângela.

Centro-Oeste Export - Também participaram do debate a gerente jurídica da Cargill, Sandra Silva; o gerente-geral da Granel Química/Odjfell Terminals, Edson Souk; o gerente de Logística da Aprosoja/MT, Evandro Thiesen; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde/GO, Denimarcio Borges.

Os debatedores destacaram a potência e a relevância do agronegócio brasileiro e falaram sobre os desafios de logística e infraestrutura da região Centro-Oeste, como a falta de manutenção, modernização e expansão nas rodovias brasileiras, além de questões relacionas ao déficit na armazenagem e políticas governamentais.

Realizado na cidade de Sorriso (MT), o fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

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