Logo CNA

CNA debate agenda prioritária do agro no Congresso Nacional 
IMG 4530

Núcleo de Relações Institucionais da entidade se reuniu na terça (17)

17 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (17/10/2023) – O Núcleo de Relações Institucionais da CNA promoveu reunião, na terça (17), para discutir a pauta verde da Câmara dos Deputados, a conjuntura política e riscos regulatórios e a agenda prioritária do agro no Congresso Nacional.

O encontro teve a participação do deputado Zé Vitor (PL/MG), coordenador de Meio Ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e do cientista político e diretor da Vector Research, Leonardo Barreto.

Na abertura, o vice-presidente da CNA, Mário Borba, deu as boas-vindas e destacou a importância do debate para o setor. Ele frisou que a Confederação está à disposição dos parlamentares que trabalham em prol do agro.

Imagem

Em relação à pauta verde, o deputado Zé Vitor falou sobre os projetos que estão na pauta prioritária da Câmara para votação nos próximos meses, entre eles, hidrogênio verde, mercado de carbono, bioinsumos e licenciamento ambiental.

O deputado solicitou apoio à CNA e às federações para promover debates sobre as pautas e articulações junto aos produtores rurais e governo, buscando manter uma relação próxima com os parlamentares.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho, afirmou que a Confederação está alinhada à pauta verde da FPA e pontuou que outro tema importante para o setor é a pauta da irrigação.

Imagem

Segundo Filho, além de ser uma tecnologia de baixa emissão de carbono, a irrigação contribui para o cumprimento das metas brasileiras de redução das emissões de CO2.

Outro item da pauta foi a apresentação do consultor político Leonardo Barreto. Ele falou sobre a relação entre os três poderes e como o cenário político e econômico interno e o contexto internacional influenciam as decisões governamentais do País.

A diretora Institucional e Governamental da Associação De Olho no Material Escolar, Andreia Bernabé, abordou como o agro está sendo mostrado nos materiais escolares do país e o que o movimento vem fazendo para mudar a visão do setor nesses materiais.

Imagem

Ao final da reunião, a assessora de Relações Institucionais, Zoraide Reis, apresentou a agenda prioritária do agro com projetos que a CNA trabalha para aprovação, como a Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, reforma tributária, Marco Legal das Garantias, mercado de carbono, bioinsumos, importação do leite em pó e Proleite (Programa de Melhoria de Transparência na Cadeia do Leite).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação