Logo CNA

CNA debate ações para a cadeia da erva-mate
MQ CNA Marina Zimermann 3 190827 170505

Entidade participou da reunião da Câmara Setorial do Mapa que aconteceu durante a Expointer, em Esteio (RS)

27 de agosto 2019
Por CNA

Marina Zimmermann, assessora técnica da CNA, participa dos debates.

Brasília (27/08/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (26), da reunião da Câmara Setorial da Erva-Mate do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada na Expointer 2019, em Esteio, Rio Grande do Sul.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da Confederação, Marina Zimmermann, acompanhou as discussões com foco principalmente na pauta de defesa sanitária, barreiras comerciais e no estabelecimento de uma Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a cadeia produtiva.

“O representante do Itamaraty falou sobre as barreiras comerciais e disse que as conversas estão otimistas para o mercado da erva-mate, mas ainda é necessário pensar em um projeto maior visando à promoção do produto em outros países, principalmente a União Europeia”, afirmou Marina.

A erva-mate é um dos produtos que será exportado para o bloco dentro do acordo comercial com o Mercosul com tarifa zero. No entanto, ainda existem algumas barreiras principalmente fitossanitárias como o selo Bio, que é uma certificação exigida pela Alemanha.

“O Brasil está conseguindo avançar nessas negociações e em julho foi votado um novo regulamento da UE que considerou a erva-mate brasileira um produto orgânico com a mesma categoria de chás e infusões. Nós já somos um grande exportador do produto no Mercosul, por isso é muito importante que seja feito um trabalho de promoção e imagem da erva-mate brasileira como um produto natural e que faz bem para a saúde e, com isso, abrir novos mercado”.

Sobre a questão do preço mínimo, Marina afirmou que o assunto ainda gera dúvidas tanto da indústria quanto do produtor sobre como será feito essa política.

“Por isso, o presidente da Câmara Setorial formou um grupo exclusivo de produtores rurais, liderado pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate), que fará reuniões regionais para definir se é de interesse dos produtores rurais que a erva-mate seja contemplada pela política do preço mínimo.”

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas