Logo CNA

CNA debate ações de desenvolvimento para agricultura irrigada
Irriga C3 A7 C3 A3o

Confederação representou setor privado em discussão promovida pelo Inovagri

24 de abril 2020
Por CNA

Brasília/DF (24/04/20) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) representou o setor privado no debate sobre as ações do poder público para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil na quinta (23). Promovido pelo Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Instituto no Youtube.

A live discutiu o uso sustentável da água para geração de emprego e renda, a expansão da área irrigada para atender a demanda por alimentos até 2050, segurança jurídica para o produtor, além da necessidade da assistência técnica e capacitação para produtores.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Filho, destacou o trabalho representativo da Confederação em relação às demandas dos produtores e falou ainda sobre a perspectiva dentro da porteira, relacionada ao que o produtor rural espera do poder público, como representação, competitividade, capacitação e incentivos para o desenvolvimento da irrigação no campo.

Nelson na live

“O produtor necessita da água para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento regional, econômico e humano. A irrigação permite que o produtor consiga ser produtivo sem avançar em novas áreas”, afirmou Filho.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA ressaltou a importância do diálogo entre produtor e governo, além da participação do produtor nos conselhos de recursos hídricos. Para Filho, o diálogo permite o melhor desenvolvimento da atividade agropecuária.

"A irrigação é um instrumento necessário para o desenvolvimento da agricultura brasileira. É um insumo que ocupa grande parte dos gastos da produção, por isso, é importante garantir a segurança da produção, promovendo meios para que o produtor use a irrigação de forma sustentável.”

Nelson Filho abordou ainda a importância do uso e reuso da água para a agricultura, porém, ressaltou que ainda é necessário regulamentar a atividade. Além disso, destacou a importância dos incentivos ao uso da agricultura irrigada como energia solar, licenciamento ambiental, outorga e regulamentação do Código Florestal.

Gustavo Goretti, do Ministério da Agricultura, Frederico Cintra, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Lineu Rodrigues, da Embrapa, Frederico Calazans, da Codevasf, e Sérgio Ayrimoraes, da Agência Nacional de Águas (ANA) também participaram da discussão.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação