16/09/2019

CNA busca oportunidade de negócios na Arábia Saudita e Egito

Brasília (16/09/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou sua participação na missão oficial do Ministério da Agricultura ao Oriente Médio em busca da ampliação da pauta exportadora dos produtos do agro brasileiro.

A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, e a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos, Ana Lígia Lenat, integram a delegação, liderada pela ministra Tereza Cristina, que visitou o Egito no fim de semana e terá compromissos na Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes.

Durante a semana, o grupo terá encontros com autoridades públicas e com o setor privado da região. Na segunda (16), a delegação cumpriu agenda na Arábia Saudita, onde esteve na Câmara de Comércio de Riade, capital do país, e participou de um encontro com lideranças da indústria avícola árabe junto com o governo brasileiro.

Lígia Dutra e Ana Lenat

“É um mercado tradicional para proteínas animais e também será uma oportunidade para diversificar a pauta com outros produtos”, explicou Lígia Dutra.

Oficialmente, a viagem começou pelo Egito, no domingo. Na ocasião, a CNA participou do Seminário de Negócios Brasil-Egito, com a presença de representantes dos governos e empresários dos dois países, que discutiram oportunidades de negócios para o agro dentro do acordo de livre comércio Mercosul-Egito.

“O Egito vem reduzindo as tarifas para nossos produtos. Por isso temos de conhecer melhor este mercado para aproveitar oportunidade de negócios”, afirmou Dutra.

Também no país, a ministra Tereza Cristina anunciou a abertura do mercado egípcio para os lácteos brasileiros. A partir do próximo mês, o Brasil está pronto para exportar esses produtos para aquele país.

A delegação fica até terça (17) na Arábia Saudita. Depois segue para o Kuwait e encerra a programação nos Emirados Árabes.

Para a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves da CNA, Ana Lenat, o Oriente Médio é um mercado que merece atenção especial do agronegócio brasileiro. “São países que gostam da carne brasileira e pagam bem por ela. E certamente isso pode ser bom para o produtor rural, pois vai impactar sua rentabilidade”, ressaltou.

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