Logo CNA

CNA apresenta propostas para simplificar acesso ao crédito fundiário
IMG 8374

Tema foi discutido com Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura

28 de fevereiro 2019
Por CNA

Brasília (28/02/2019) – Para simplificar o acesso dos empreendedores familiares rurais ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou, na quarta (27), sugestões para facilitar o acesso a essa linha de crédito.

O tema foi discutido em reunião entre o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Ewerton Giovanni dos Santos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e vice-presidente da CNA, José Zeferino Pedrozo, e o diretor de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca de Santa Catarina, Hilário Gottselig.

Entre as sugestões apresentadas estão a transferência dos recursos do Fundo Nacional de Crédito Fundiário para os estados, a desburocratização do PNCF e a ampliação da contratação de financiamentos para os agricultores familiares.

José Zeferino Pedrozo, presidente da FAESC e vice-presidente da CNA

José Zeferino Pedrozo, presidente da FAESC e vice-presidente da CNA

De acordo com Pedrozo, o acesso ao crédito fundiário é primordial para o desenvolvimento da agricultura familiar. “As iniciativas possibilitarão a desburocratização e a flexibilização do fluxo para dar agilidade no processo de contratação garantindo o controle e monitoramento dos processos”, destacou o vice-presidente da CNA.

Durante a reunião, o representante do governo de Santa Catarina apresentou o levantamento da situação do PNCF em Santa Catarina. “São 93,4% dos estabelecimentos rurais de agricultores familiares. Ao todo são 14.666 contratos realizados para aquisição de terras no Estado”, destacou.

Hilário Gottselig, diretor de políticas da Agricultura Familiar e da Pesca de Santa Catarina

Hilário Gottselig, diretor de políticas da Agricultura Familiar e da Pesca de Santa Catarina

“Hoje nós temos um programa que está burocratizado e moroso. No entanto, muitas vezes não se consegue contratar justamente por causa da burocracia. As sugestões vão otimizar todo o processo,” afirma Gottselig.

Também participaram da reunião a assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, Marina Zimmermann, o diretor de Jovens de Política Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (FETAESC), Adriano Gelsleuchter e o diretor de Crédito Fundiário da Secretaria de Agricultura Familiar do Mapa, Carlos Everardo.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil