Logo CNA

CNA apresenta pautas prioritárias do setor leiteiro
2acd50ea a479 4877 a121 e2a200b0e8d6

Presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite teve reuniões na Câmara dos Deputados e no Ministério da Agricultura

9 de março 2023
Por CNA

Brasília (09/03/2023) – O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ronei Volpi, se reuniu nesta semana com deputados e representantes do Ministério da Agricultura, em Brasília, para apresentar as pautas prioritárias do setor.

Na Câmara, ele se reuniu na terça (7) com os deputados Messias Donato (Republicanos/ES) e Paulo Litro (PSD/PR) para discutir a situação atual da atividade leiteira no Brasil, além dos desafios do setor para 2023 e a tramitação de projetos de lei relativos ao setor.

Imagem

Ronei Volpi pontuou como uma das prioridades a aprovação do PL 5925/2019, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e Cofins, para contribuir com a redução dos desembolsos dos produtores.

Segundo estudos da CNA, a desoneração representaria economia de 9,25% com este insumo produtivo nas propriedades rurais, ajudando o setor a recuperar o volume de produção.

Outro ponto tratado foi a delicada situação da balança comercial de lácteos. O país ainda figura como importador líquido e ações de defesa comercial são necessárias para resguardar o setor de práticas desleais de comércio, avalia Volpi.

Imagem

Segundo ele, com a conjuntura macroeconômica global sinalizando para um cenário de recessão em 2023 e 2024, a demanda fragilizada deve contribuir com o recuo das cotações internacionais de lácteos, o que poderia favorecer importações e expor o setor nacional à competição com o leite muitas vezes subsidiado em suas nações de origem.

Na quarta (8), o dirigente da CNA, que também preside a Câmara Setorial do Leite e Derivados do Mapa, teve encontros nas Secretarias Executiva e de Defesa Agropecuária no Ministério da Agricultura, juntamente com entidades industriais e cooperativistas, onde foram debatidos pontos como a manutenção de fóruns de discussão setorial, como o Grupo de Competitividade do Leite Nacional e o Comitê Técnico Consultivo da Qualidade do Leite.

De acordo com Volpi, a atuação desses dois colegiados, que têm entidades representativas de todos os elos da cadeia de valor, tem sido fundamental para propor os necessários avanços na produção e na industrialização de leite.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas