Logo CNA

CNA apresenta artigos no Congresso da Sober 2023
Lucas congresso sober

Confederação levou dois trabalhos que abordaram a evolução na produção de grãos em MT e Taxa de Cobertura da balança comercial brasileira

28 de julho 2023
Por CNA

Brasília (28/07/2023) A CNA apresentou dois artigos durante o 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), em Piracicaba (SP). A entidade foi uma das patrocinadoras do evento que discutiu o tema “Agropecuária do Futuro: Tecnologia, Sustentabilidade e a Segurança Alimentar”.

Na sessão de temas transversais, Gustavo Vaz da Costa, assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA, falou sobre a evolução da produção de grãos no estado de Mato Grosso e a relação com o desenvolvimento socioeconômico.

“Houve uma expansão na produção de soja e milho em Mato Grosso durante os últimos 50 anos. A produção da soja aumentou 11.410% e a do milho 11.358%. Esse crescimento reflete o avanço científico e tecnológico relacionado à agricultura dos últimos anos”.

Gustavo Vaz da Costa, assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA Gustavo Vaz da Costa, assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA

Outro tema abordado pela CNA no evento foi a “Avaliação da Taxa de Cobertura da Balança Comercial brasileira: Uma análise do Agronegócio”, apresentado pelo assessor técnico do Núcleo de Inteligência de Mercado, Lucas Martins de Araújo.

Segundo ele, os estudos referentes à balança comercial brasileira são “muito relevantes”, pois demonstram a força do setor no Produto Interno Bruno (PIB) do país.

“Poder analisar dados de comércio internacional em um ambiente acadêmico enriquece as sugestões e favorece a elaboração de novos estudos”.

O assessor técnico acrescenta que as exportações do agronegócio são essenciais para a manutenção dos bons resultados da balança comercial. “A produtividade do setor agropecuário vem crescendo ao longo dos anos baseada em ciência e tecnologia.”

Além da apresentação dos trabalhos, a CNA participou de outras agendas com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte