Logo CNA

CNA apresenta a produção agropecuária brasileira a parlamentares europeus
CNA parlamentares europeus

Grupo participou de almoço na sede da Confederação

16 de maio 2023
Por CNA

Brasília (16/05/2023) – A CNA recebeu, na terça (16), uma comitiva de deputados da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu (INTA, na sigla em inglês) para um almoço na sede da Confederação, em Brasília.

A delegação, composta por sete parlamentares liderados pelo presidente do INTA, Bernd Lange, está no Brasil cumprindo uma agenda técnica e visitou à CNA para saber mais sobre a produção agropecuária brasileira.

No início do encontro, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, fez uma apresentação onde abordou a representatividade do setor, destacando como o Brasil tem uma agricultura tropical desenvolvida, que alia alta produtividade com preservação ambiental e contribuição social.

“O mundo está se organizando de tal forma que a maioria das pessoas vive em países importadores de alimentos. Até 2030, estimamos que 4 em cada 5 pessoas viverão em países importadores líquidos de alimentos”, disse.

Segundo Gedeão Pereira, o Brasil, o maior exportador líquido de alimentos, é o que mais contribui para a segurança alimentar mundial. “E isso tudo com um cuidado sem igual com a preservação ambiental”.

O vice-presidente da CNA mostrou os dados e o tamanho das áreas preservadas em propriedades privadas e como são os produtores rurais brasileiros os responsáveis por essa conservação e por arcar com os custos dela.

Em relação à contribuição social, o representante da CNA falou da geração de empregos pelo agro, como países produtores de alimentos conseguem reduzir impactos inflacionários, citou a questão dos impostos e como é fundamental o combate à pobreza como aliado à preservação ambiental.

Na comitiva estiveram presentes o relator permanente da Comissão para o Mercosul, o espanhol Jordi Canãs, Jörgen Warborn (Suécia), Juan Ignacio Zoido Alvarez (Espanha), Inma Rodriguez-Piñero (Espanha), Kathleen Van Brempt (Bélgica) e Yannick Jadot (França).

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, acompanhou o grupo e agradeceu a recepção oferecida pela CNA.

Em seu discurso, o presidente do INTA, Bernd Lange, disse ter ficado impressionado com o desenvolvimento do agro brasileiro, reforçou que existe um grande desafio global em relação às mudanças climáticas e que está na agenda da União Europeia estabelecer essa relação entre preservação do meio ambiente e produção sustentável.

Também participaram do almoço o vice-presidente da CNA, Mário Borba, a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, o diretor técnico, Bruno Lucchi, a secretária-executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, entre outros integrantes da entidade e da delegação da União Europeia.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419

  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação