Logo CNA

CNA anuncia vencedores do Prêmio de Charcutaria
52923997718 5bff85d35b c 1

Melhores salames artesanais foram conhecidos em cerimônia na noite de quarta (24)

25 de maio 2023
Por CNA

Brasília (25/05/2023) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, na quarta (24), os vencedores dos melhores salames artesanais (tipo italiano) que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria. Sete produtores chegaram à etapa final do concurso.

O evento foi aberto pelo presidente da CNA, João Martins, que destacou a importância de reconhecer o trabalho dos produtores artesanais brasileiros. Esta edição do Prêmio foi realizada em parceria com o Academia da Charcutaria. O evento teve a participação de presidentes das federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar e autoridades convidadas.

Salames que chegaram à final Salames que chegaram à final

A campeã do concurso foi Mariana Ribeiro Teixeira, da Salames Beira Mato, de Formiga (MG). O segundo lugar ficou com Vitor Antônio Gedoz, da Salames Zampa Grigia, de Carlos Barbosa (RS). O terceiro colocado foi o produtor Ediney Neis, da Salames Caravaggio, de Catanduvas (PR).

Os três melhores vão receber prêmios em dinheiro e o selo de participação no Prêmio CNA Brasil Artesanal. Todos os sete finalistas (confira abaixo a lista completa) receberam um certificado dos organizadores.

Os vencedores vieram a Brasília acompanhados de seus familiares e agradeceram a oportunidade de participar da premiação, além de destacarem a importância desse tipo de iniciativa para ampliar a visibilidade dos salames artesanais. Independentemente do resultado final, eles já se consideraram vencedores por chegarem à etapa final.

João, Martins, presidente da CNA, e a vencedora Mariana Ribeiro Teixeira João, Martins, presidente da CNA, e a vencedora Mariana Ribeiro Teixeira

Mariana Ribeiro Teixeira não escondeu o sentimento de emoção e alegria ao ganhar o primeiro lugar. “Acredito que o prêmio vai me ajudar a expandir mercados para outros estados e principalmente consolidar a imagem e a visibilidade dos nossos salames nos empórios de todo o país”, destacou.

Para Bruno Gedoz, segundo lugar no concurso, é uma grande conquista para toda a sua família. “Somos de uma família de agricultores que viu nos embutidos uma forma de agregar valor na produção. E a gente busca muito trazer as tradições, a cultura da nossa família e das famílias da nossa região onde estamos localizados. E assim, ter um valor muito além do sabor, mas um valor cultural e tradicional da região”, disse o produtor.

Gedeão Pereira, vice-presidente, e o segundo colocado Bruno Gedoz Gedeão Pereira, vice-presidente, e o segundo colocado Bruno Gedoz

Para o terceiro colocado, Ediney Neis, esse prêmio vem alavancar mais ainda a produção e enraizar a tradição da sua região e de sua família. “É muito gratificante produzir um produto artesanal e estar entre os três melhores em um prêmio tão importante como este”, afirmou.

O concurso contou com um grande número de inscrições e teve a participações de oito estados: Bahia, Tocantins, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até a etapa final, os produtos passaram por uma avaliação em um júri técnico, um júri popular e também tiveram suas histórias analisadas.

José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA, com Ediney Neis José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA, com Ediney Neis

Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

“Uma alegria enorme estarmos aqui nesse evento de premiação, onde os sete finalistas estiveram reunidos. É uma gratificação muito grande a gente saber que estamos contribuindo para valorizar o que tem de melhor na charcutaria no Brasil. Ver a alegria desses produtores é uma alegria para todo o sistema”, afirmou a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina.

Fernanda Regina, assessora técnica da CNA, e os sete finalistas Fernanda Regina, assessora técnica da CNA, e os sete finalistas

Para o presidente da Academia da Charcutaria, Diego Jacob, essa é uma iniciativa que coloca a charcutaria em um verdadeiro holofote. “Todo o segmento ganha com isso. Cada vez mais as pessoas vão assimilando o que é a charcutaria. Os pequenos produtores ganham mais visibilidade e isso acaba também se tornando um incentivo para quem quer empreender em charcutaria por saber que existe uma premiação e uma entidade como a CNA que se preocupa com o pequeno produtor. Os ganhos são múltiplos e em vários níveis”, ressaltou.

Essa é a sexta edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal, que já promoveu concursos para diferentes produtos, como chocolate, queijo e cachaça. Essa é a segunda edição para a charcutaria, sendo a primeira para o salame tipo italiano.

Veja fotos da cerimônia

Confira a cerimônia completa no YouTube do Sistema CNA/Senar

Veja a relação dos finalista s:

1º Lugar: Salames Beira Mato - Produtora Mariana Ribeiro Teixeira - Formiga (MG)

2º Lugar: Salames Zampa Grigia - Produtor Vitor Antônio Gedoz - Carlos Barbosa (RS)

3º Lugar: Salames Caravaggio - Produtor Ediney Neis - Catanduvas (PR)

4º Lugar: Salames Da Quinta - Produtor Rafael Brognoli Recco - Campos Novos (SC)

5º Lugar: Salames Charcutaria da Serra - Produtor Gesner Belisário - Jaboticatubas (MG)

6º Lugar: Salames Mewius - Produtor Marcos Henrique Mewius - Picada Café (RS)

7º Lugar: Salames Pontel - Produtor Anderson Venturin Pontel - Barreiras (BA)

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas