Logo CNA

Amazonas

Circuito Agro: Senar-AR/AM e Banco do Brasil levam ação para a comunidade Boa Esperança, em Presidente Figueiredo
CIRCUITO AGRO PF 21 EDITADA

Ação contou com duas oficinas técnicas sobre crédito rural e assuntos técnicos da cadeia produtiva de piscicultura

13 de julho 2022

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

O Senar-AR/AM realizou, em parceria com o Banco do Brasil, a segunda ação do ‘Circuito de Treinamento Agro’. Desta vez, o evento que ocorreu no dia 8 de julho, foi realizado no centro comunitário do ramal Boa Esperança, em Presidente Figueiredo e atendeu 27 participantes da turma de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da cadeia produtiva de piscicultura em andamento no município.

A ação contou com duas oficinas técnicas, sendo a primeira voltada para o crédito rural e ministrada pelo Banco do Brasil e a segunda abordando assuntos técnicos da cadeia produtiva de piscicultura, ministrada pela da técnica de campo e zootecnista, Thayana Lacerda.

O presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, disse, na abertura do evento que os produtores rurais são a razão de todo o esforço feito para a realização do projeto. “Nós sempre buscamos trazer novidades para o produtor rural do Amazonas e projetos que possam apoiar e incentivar nossa produção. O ‘Circuito’ é mais um projeto dentro dessa linha. Uma parceria nacional do Senar com o Banco do Brasil”, afirmou.

Segundo explicou, o objetivo maior é unir dois importantes projetos – o programa de ATeG, em implementação no Amazonas pelo Senar-AR/AM e o serviço de crédito rural do Banco do Brasil.

“Queremos fazer este ‘casamento’ porque esse trabalho da ATeG, que é inovador e revolucionário, garante gratuitamente durante dois anos visitas de um profissional capacitado para orientar tecnicamente e capacita esses produtores. Esses técnicos normalmente identificam necessidades desses produtores em termos de aquisição de equipamentos, investimentos dentro da propriedade, e se o produtor não tiver esses recursos próprios não tem como avançar. É por isso que nós estamos junto com o Banco do Brasil para que nossos produtores sejam apoiados e possam adquirir algum equipamento, implementar alguma estrutura que falte na propriedade ou no transporte para melhorar a atividade”, explicou Lourenço.

Parceria

A superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, ressaltou que o programa de ATeG tem ajudado a abrir ainda mais as portas do município onde é aplicado para outras ações do Senar que beneficiam os produtores rurais e suas famílias.

“O ATeG é um guarda-chuva das demais ações do Senar. Recentemente trouxemos uma ação de saúde do homem e da mulher rural e agora estamos trazendo o Banco do Brasil como parceiro através do Circuito Agro, um evento informativo importante porque sabemos que muitas vezes o produtor não tem tempo de deixar sua produção para ir até a agência. Então esse é um momento para tirar dúvidas”, destacou.

O gerente do agronegócio da superintendência do Banco do Brasil, Nelson Cunha, também enfatizou a importância do evento que une conhecimento técnico e disponibilização de crédito. “Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com o setor e fazer com que esse crédito se converta em melhoria da qualidade de vida de cada um produtor rural e sua família”, defendeu.

Também estiveram presentes no evento, o presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe, a gerente da agência do Banco do Brasil de Presidente Figueiredo, Priscila Melo, a assessora da superintendência do Banco do Brasil, Sheila Litaif, a secretária de produção rural do município, Inês Sampaio, representando a prefeitura, o secretário das comunidades, Simão Pacheco e o presidente da comunidade Boa Esperança, Francisco de Assis.

Circuito de Treinamento Agro

O objetivo é criar eventos, em parceria com o Banco do Brasil, para levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para os produtores rurais, preferencialmente os pequenos produtores que se enquadrem no Pronaf, de todos os estados do Brasil. No Amazonas, estão previstas mais dez ações em diversos municípios onde o Senar-AR/AM atua junto aos produtores.

ATeG

É um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Matérias Relacionadas