Paraná

14/02/2020

Cartilha orienta sobre como fazer operações de crédito rural

Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR

O Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), elaborou uma cartilha para orientar produtores rurais, das mais diversas atividades e culturas, como proceder para a obtenção de crédito rural. O material intitulado “Cartilha de relação entre Crédito Rural e CAR” traz, de forma prática e simplificada, a legislação pertinente, casos contemplados e também um glossário com termos relacionados ao tema.

O desenvolvimento do material atende às necessidades dos produtores rurais do Paraná. O Estado é o 2º colocado no ranking de contratações de crédito rural no primeiro trimestre do ano-safra 2019/20, de acordo com dados do Crédito Rural do Banco Central. Entre julho e setembro deste ano, o Paraná contratou R$ 10,27 bilhões, alta de 17,74% no comparativo com igual período da temporada passada. O aumento ocorreu principalmente pela alta dos financiamentos para a industrialização, que subiram 70,7% no mesmo comparativo (oito das dez maiores contratações de crédito para industrialização são paranaenses).

Na parte da legislação pertinente, há uma lista das principais leis, decretos, instruções normativas, portarias, resoluções e medidas, nos âmbitos federal e estadual, que precisam ser seguidas pelos produtores. Ainda, no capítulo de casos contemplados, há 16 situações pertinentes ao meio rural e suas respectivas resoluções. Por último, um glossário traz os principais termos relacionados a crédito rural para familiarizar os leitores.

O Sistema FAEP/SENAR-PR disponibilizou a “Cartilha de relação entre Crédito Rural e CAR” em duas versões. A entidade produziu o material em formato impresso, que está sendo distribuído aos sindicatos rurais, produtores rurais, bancos, cartórios, entidades parceiras e demais públicos de interesse. Há ainda a versão digital, disponível na seção Serviços, no site www.sistemafaep.org.br.

O material foi elaborado pelos seguintes especialistas no tema: Carla Beck, do Sistema FAEP/SENAR-PR; Benno Henrique Weigert Doetzer, Adair Rech e Osmar Shultz, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); e Pedro Bernadino, Claudia Sonda e Juarez Cordeiro de Oliveira, do Instituto Água e Terra (IAT). Além destas três entidades, a cartilha contou com apoio da Sedest, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob e Cresol.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Veja também