Amapá

20/10/2020

Carpintaria Rural: curso do SENAR/AP auxilia produtores rurais de Pracuúba na construção da sede do Sindicato

Por: Daniel Alves - Assessor de Comunicação FAEAP/SENAR

No período de 12 a 16 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar/AP), em parceria com o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), ofereceu no município de Pracuúba três treinamentos de Produção Artesanal de Alimentos (frutas e macaxeira) e Trabalhador em Carpintaria Rural. Com a construção da sede do Sindicato Rural em andamento, a qualificação na área de carpintaria possibilitou que os participantes auxiliassem nas obras no novo espaço, que será dedicado ao atendimento dos produtores rurais da região.

Os cursos foram ministrados pelos instrutores Fátima do Nascimento (Rurap) e José Ramos, na sede do município e na Agrovila do Cujubim, contabilizando um total de 80 horas de formação nas áreas de Promoção Social (PS) e Formação Profissional Rural (FPR).

De acordo com a presidente do Sindicato Rural de Pracuúba (SRP), Jeandra Soares, as qualificações motivam os produtores rurais, além de melhorar a mão de obra dentro do município. Com relação ao curso de carpintaria rural, a representante destacou a importância nesse momento de implementação da sede, o que garantirá a melhoria no atendimento aos produtores do município. “Esse curso foi muito bem recebido pelos alunos e comunidade em geral, que aprovou a qualificação ofertada aos produtores rurais de Pracuúba”, considerou.

Mais dois cursos foram oferecidos em Pracuúba, com enfoque na produção artesanal de alimentos. Na Agrovila Cujubim, os participantes aprenderam o processo de cristalização de frutas como abacaxi, banana, caju, melancia e cupuaçu, artigos cultivados na própria região. Dentro da sede do município, os produtores rurais foram orientados para a fabricação de doces e salgados a partir da macaxeira.

Os cursos oferecidos pelo Senar/AP ajudam a valorar os produtos produzidos dentro dos municípios do Amapá, mostrando aos produtores rurais as diversas possibilidades de produção e comercialização de seus artigos. Todo esse trabalho é feito em conjunto com os Sindicatos, Senar e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeap).

Veja também