Logo CNA

Campo Futuro levanta custos de produção do café
14 08 CAMPO FUTURO CAFE

Encontro ocorreu na terça (25) em Franca (SP)

26 de abril 2023
Por CNA

Brasília (26/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na terça (25), um levantamento dos custos de produção do café arábica em Franca (SP), para reunir informações atualizadas sobre a realidade da cafeicultura na região.

O encontro teve a participação do presidente do sindicato rural do município, José Henrique Mendonça, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), além de cafeicultores.

Imagem

De acordo com os participantes do painel, mesmo com a recente melhora das condições climáticas, o parque cafeeiro na região ainda não se recuperou totalmente e parte dos produtores enfrenta mais um ano de produtividade baixa.

Na comparação com o painel realizado em 2022, para a mesma propriedade modal, houve redução nos desembolsos com os principais componentes do custo de produção, com destaque para mão de obra (3,9%), mecanização (26,4%), fertilizantes (32%), corretivos (35%) e defensivos (6%).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte