Logo CNA

Minas Gerais

Campanhas de Saúde Bucal ensinam escovação correta para 1.500 estudantes

4 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

Um curso de Saúde Bucal promovido pela Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni em parceira com o Sistema Faemg / Senar Minas no município de Novo Oriente, no Vale do Mucuri, orientou professores, pais e alunos de uma escola da cidade sobre como prevenir doenças bucais e a realizar cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental.

Além do curso, uma campanha de Saúde Bucal também foi feita na escola para ensinar os alunos a maneira correta de escovação e enfatizar as principais doenças que afetam a boca e os dentes. “O curso reuniu 12 pessoas, entre os dias 27 e 29 de novembro. A Campanha de Saúde Bucal foi promovida na Escola Municipal Professor Osmar Gomes dos Santos, onde 100 alunos participaram”, contou o mobilizador Dyoney de Carvalho Dohler.

Campanha de Saúde Bucal - SENAR MINAS

Mais cursos e campanhas

O curso de Saúde Bucal e as campanhas, em Novo Oriente, tiveram a orientação da odontóloga e instrutora Priscila Nogueira Santuchi Alcantara. Na última semana, Priscila foi também a instrutora em Carlos Chagas, onde o Sindicato do Produtores Rurais da cidade promoveu dois cursos e duas Campanhas de Saúde Bucal.

“Foram dois cursos entre os dias 18 e 21, uma turma com 12 pessoas pela manhã e outra à tarde, também com 12 participantes. No dia seguinte, 200 alunos da escola Doutor Manoel Esteves Otoni participaram da Campanha de Saúde Bucal. A satisfação de todos foi tamanha que até um teatro foi promovido para marcar as atividades”, afirmou o mobilizador José Ednê.

Já no município de Inhapim, 1000 crianças participaram das 10 campanhas de Saúde Bucal e receberam as orientações da instrutora Camila Pimenta de Castro. Ao todo, cinco escolas estaduais foram contempladas: Doutor Guilhermino de Oliveira, João de Almeida Pimentel, Querobino Marques de Oliveira, Joaquim Francisco Xavier, José Chagas; assim como a Escola Municipal de Educação Infantil Tia Odaisa. As campanhas em Inhapim foi uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga.

“Essas campanhas de Saúde Bucal são fundamentais para orientar e esclarecer sobre a higiene bucal. Em cada campanha é feita uma palestra enfatizando diversos pontos e aspectos, como por exemplo, a questão da escolha da escova e fio dental que são importantes e da pasta de dente que é mais secundária. Foi uma semana intensa [entre os dias 18 e 22], mas que nos deixa lisonjeado pela satisfação dos professores, pais e alunos”, diz o mobilizador Wagner Teixeira Pinto.

Por fim, em Belo Oriente, dois educandários receberam as Campanhas de Saúde Bucal. O primeiro foi na Escola Municipal José lagares de Lima e a segunda na Escola Municipal Antônio Firmino que fica em São Sebastião de Braúnas, distrito de Belo Oriente. Ambas as campanhas foram uma promoção da Associação Apícola de Belo Oriente em parceria com o Senar Minas , que, somente na última semana, ensinou as técnicas da escovação correta para 1.500 alunos.