Logo CNA

Cadeia produtiva de ovinos e caprinos debate revisão de atos normativos
M3 A7182

Integrantes da Câmara Setorial do Ministério da Agricultura se reuniram na terça (10), em Brasília

10 de março 2020
Por CNA

Brasília (10/03/2020) – O Decreto 10.139/2019, que trata sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos, foi assunto da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na terça (10), em Brasília.

O produtor Joaquim Villar, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nas discussões, é o presidente do colegiado e coordenou os debates.

A decisão, publicada pela Presidência da República, prevê a revisão de todas as normas inferiores a decreto e editadas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O objetivo é atualizar, simplificar e consolidar os atos legais, reduzindo o número de normas sobre o mesmo tema.

A partir da entrada em vigor do Decreto, prevista para 3 de fevereiro de 2020, serão permitidos apenas três tipos de atos normativos: resoluções, portarias, e instruções normativas.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Ricardo Nissen, a Confederação, as Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa e as comissões do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) vão atuar em conjunto para propor a revisão de alguns atos.

“O processo é dividido em quatro etapas e será uma oportunidade para enxugar esse excesso de normas e melhorar as que impactam o setor”, disse.

Outro assunto discutido na reunião foi a atualização do Programa AgroNordeste, um plano de ação criado pelo Ministério da Agricultura para promover o desenvolvimento na região Nordeste e Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O programa é voltado para pequenos e médios produtores, que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

O AgroNordeste será executado em parceria com instituições como CNA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas