Logo CNA

Amazonas

ATeG: Senar Amazonas realiza cerimônia de encerramento da turma de Olericultura e certificação simbólica da turma de Bovinocultura, em Itacoatiara
ENCERRAMENTO ATEG OLERICULTURA 1

Evento que foi realizado no Polo de ensino Antenor Alves de Lima, sediado no Sindicato Rural do município, contou com a presença do presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço e de membros da equipe técnica e administrativa da instituição.

21 de março 2024

Por: Ascom - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Fonte: Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Senar Amazonas realizou no último sábado (16), em parceria com o Sindicato Rural de Itacoatiara, uma cerimônia de encerramento, apresentação de resultados e certificação da turma de Olericultura do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Itacoatiara. A turma registrou, no total, um aumento de 69% na produtividade. Na ocasião também foi feita a certificação simbólica de produtores da turma de Bovinocultura.

O evento que foi realizado no Polo de ensino Antenor Alves de Lima, sediado no Sindicato Rural do município, contou com a presença do presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço e de membros da equipe técnica e administrativa da instituição.

“Hoje participamos de um momento especial de conclusão de duas turmas de ATeG do Senar em Itacoatiara, em parceria com o Sindicato Rural do município. Tivemos entrega de certificados e apresentação de resultados extremamete positivos de desenvolvimento, de aumento de produtividade, de renda, dos produtores que foram assistidos pelo Senar Amazonas nessas duas turmas. É a ATeG do Senar cada vez mais se expandindo e promovendo uma revolução positiva no setor primário amazonense”, avaliou o presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço.

Imagem

Estiveram presentes também na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima, a secretária escolar do Polo de ensino, Soraya Cordovil, o gerente da área técnica do Senar-AR/AM, Jean Mendes, o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Guimarães e a gerente da área administrativa financeira, Joycione Santos.

“Nossa avaliação junto à turma de ATeG de Olericultura foi bastante positiva. Foi muito importante porque formamos pessoas que participaram por dois anos desse programa e que se capacitaram tecnicamente e também em nível de gestão, e aprenderam a produzir e vender melhor para ganhar seu dinheiro, aumentar sua renda e mudar a vida para melhor. A avaliação da turma de Bovinocultura, que é uma atividade que cresceu muito nos últimos anos aqui no município, é igualmente positiva, porque os participantes adquiriram muitos conhecimentos, tiveram o acompanhamento veterinário uma vez por mês em suas propriedades e chegaram ao final do programa bem mais qualificados do que no início”, relembrou o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima.

A apresentação dos resultados da turma de Olericultura foi realizada pela técnica de campo que acompanhou os produtores rurais pelo período de dois anos, Etiene Sousa. “No decorrer desses dois anos eles tiveram acompanhamento, tanto técnico quanto gerencial. Também tivemos um aumento de 69% na produtividade e uma redução de 7% nos custos. Dentro destes custos estão: menor uso de defensivos agrícolas, maior gerenciamento da renda da propriedade e a redução dos custos totais da produção”, resumiu Etiene. A turma de Bovinocultura, encerrada em novembro de 2023, foi acompanhada pela técnica de campo, Jamires Souza e também apresentou resultados muito positivos.

ATeG

A ATeG é um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados.

Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Matérias Relacionadas