Logo CNA

Mato Grosso

ATeG se expande para mais duas cadeias produtivas
20092021095530

Floricultura é uma das novas cadeias produtivas atendidas. Cerca de 20 propriedades estão sendo contempladas.

20 de setembro 2021

Por: Assessoria de Imprensa - Senar/MT

Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar/MT

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) iniciou duas novas frentes de trabalho. Desde agosto, 20 propriedades estão sendo atendidas na cadeia produtiva da floricultura, em parceria com Sindicato Rural de Tangará da Serra.

Uma das atendidas é a produtora Tânia Sansão. Ela sempre gostou de flores, já fez e vendeu mudas e quis aproveitar para aprender ainda mais. "Nos últimos cinco anos passei a cultivar rosa do deserto. Eu soube dessa oportunidade de assistência e achei que seria interessante para mim. Fiquei interessada em umas flores que o técnico falou e até agora está muito bom".

Professora e Pós - Doutora na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Celice Alexandre Silva, acompanha a ATeG no município desde o início dos atendimentos de fruticultura e olericultura. Para ela, essa é uma oportunidade de também desenvolver a área da floricultura, visto que as outras já estão mais consolidadas. "Tangará da Serra é o município onde se encontra a propriedade rural com a maior área de plantio de flores tropicais do estado, temos muitos produtores que cultivam e há muito a crescer".

De acordo com a pesquisadora, a meta é auxiliar tanto os produtores de flores de corte, destinadas à venda para decoradores, tanto a produtores de flores de vaso, como os viveiristas. "A chegada da ATeG muda a chave, por causa do lado gerencial. Independentemente do tipo de flor produzida, o produtor rural vai conseguir gerar renda, vai aprender a valorar o que ele já tem e vai aprender a ganhar dinheiro com aquilo".

Apicultura - Há previsão de abertura da frente de apicultura nos próximos dias nos municípios de Rondonópolis, Jaciara e Porto dos Gaúchos. "Os atendimentos estão previstos para o próximo mês e os técnicos já estão sendo credenciados. Estamos com demandas em três municípios e queremos iniciar o mais breve possível", afirma o coordenador da ATeG, Armando Urenha.

O ano de 2021 foi crucial para o desenvolvimento da apicultura em Jaciara. Após diversos treinamentos, foi registrada uma associação de apicultores e agora, será iniciado o atendimento pela ATeG. Para o presidente do Sindicato Rural, Alberto Chiapinotto, essas atividades incentivam os apicultores a se desenvolverem na atividade. "É uma forma de dar viabilidade e renda. É projetar algo para que as pessoas coloquem em prática os ensinamentos e trabalhem com entusiasmo".

Metodologia – O objetivo da Assistência Técnica é atender os produtores rurais ofertando um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva.

No primeiro momento é feito um diagnóstico produtivo individualizado, depois vem o planejamento estratégico, a adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Os produtores recebem acompanhamento personalizado, gratuito e individual periodicamente.

Matérias Relacionadas