Logo CNA

Piauí

ATeG Piauí realiza 1º Encontro Estadual de Técnicos de Campo
Senar pi ateg

O evento se destacou por uma programação repleta de palestras técnicas e inspiradoras, visando elevar a motivação e o autoconhecimento dos participantes

5 de setembro 2023

Por: Ascom Sistema Faepi/Senar

O Sistema Faepi/Senar realizou o I Encontro Estadual dos Técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que trouxe uma experiência enriquecedora em Parnaíba. A cerimônia de abertura contou com a presença de Diego da Paz, superintendente do Senar/PI, Sílvio Brito, gerente da Assistência Técnica, Maurício Dutra, presidente do Sindicato Rural de Parnaíba, Brás Henrique, Pesquisador da Embrapa Meio Norte, e Joseane Costa, diretora de Bases Produtivas da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Diego da Paz saudou a todos e enfatizou a relevância ímpar desse encontro para fomentar uma interação mais profunda entre os profissionais técnicos. "É notável o avanço da assistência técnica no estado e o impacto dessa atividade no progresso dos produtores”, disse.

"Elaboramos um cronograma abrangente e profundamente orientado para as dimensões socioemocionais. Compreendemos que o bem-estar de nossos técnicos exerce uma influência direta sobre a qualidade dos serviços prestados. Visto que trabalhamos diretamente com pessoas, essa atenção reflete a responsabilidade intrínseca do Senar em manter essa dinâmica", destaca Sílvio Brito.

O evento se destacou por uma programação repleta de palestras técnicas e inspiradoras, visando elevar a motivação e o autoconhecimento dos participantes. Ao longo de três dias intensos, os participantes mergulharam em desafios instigantes, assimilaram lições valiosas e ampliaram sua compreensão de forma significativa.

As palestras, ministradas por Luciano Coppini e Sandra Coppini, instigaram os técnicos de campo a uma reflexão profunda sobre a automotivação e ressaltaram a importância crucial de manter um foco inabalável nos objetivos almejados.

Um dos momentos marcantes do I Encontro de Técnicos da ATeG foi a apresentação abrangente do Sistema de Gestão da Assistência Técnica e Gerencial (Sisateg). Voltada aos técnicos em campo e supervisores do Senar, essa exposição se destacou como um dos pontos altos do evento.

O encontro também proporcionou um ambiente de compartilhamento de experiências, dando aos participantes a chance única de esclarecer dúvidas diretamente com Júlia Carolina Barros, coordenadora da Central de Dados do Senar.

Um dos tópicos centrais abordados durante o encontro foi a motivação, tema que ganhou destaque na palestra proferida por Erno Menzel, um renomado especialista em desenvolvimento profissional e gerencial.

Segundo o profissional, uma assistência técnica bem-sucedida não se limita à transmissão de conhecimento, mas se fundamenta na criação de um espaço que promova confiança e entusiasmo.

Menzel destacou como a motivação do produtor atua como catalisadora para a aplicação eficaz das recomendações técnicas, resultando em melhorias produtivas, maior eficiência e, em última instância, em um sucesso sustentável nos setores agrícola e pecuário.

“Muito aprendizado, muito conhecimento. Com esse certeza esse encontro trouxe um gás a mais para a gente encarar as adversidades e vê que os desafios existem para serem vencidos. Quero parabenizar a instituição Senar pela promoção do evento tão grandioso. Sairemos com um aprendizado para a vida toda”, afirma Camila Marinho, técnica de campo.

Durante o evento, Hylton Eloy, responsável pelo setor de Arrecadação do Senar, compartilhou informações sobre o Projeto Cidadania Rural. O principal objetivo deste projeto é ampliar o conhecimento, informar, disseminar e orientar os produtores acerca da legislação previdenciária específica para o setor. Com este foco, o Senar visa impulsionar a inclusão social dos cidadãos rurais, possibilitando-lhes o pleno exercício de seus direitos e responsabilidades. Adicionalmente, esse conhecimento será transmitido pelos nossos técnicos de campo, que atuarão como multiplicadores dessas informações.

No estado do Piauí, a Assistência Técnica e Gerencial teve início em 2019. Atualmente se estende a 140 municípios e abrange 7.718 propriedades e produtores diretos, além de 23.154 produtores indiretos, o que representa uma média de três indivíduos por família.

São nove cadeias produtivas: apicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura perene, olericultura, ovinocaprinocultura de corte, piscicultura e suinocultura.

Matérias Relacionadas