Logo CNA

Minas Gerais

ATeG: grupo para frutas vermelhas é novidade no programa em Minas Gerais

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

O atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltado para produtores de frutas vermelhas foi apresentado em Machado pelo gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes, Caio Oliveira.

Inédita no Estado, a iniciativa atenderá os produtores do município que já se destacam na produção de amora preta e começam a produzir framboesa. Com duração de dois anos, a proposta é de organização, crescimento e atendimento de novos mercados com demanda crescente.

ATeG: grupo para frutas vermelhas é novidade no programa em Minas Gerais

Para o produtor Rubens Cotrin, vice-presidente da Associação de Fruticultores, a ATeG chega em momento importante para a estruturação, gerenciamento e assistência técnica. “Temos dois anos de Associação e esse programa será fundamental para o nosso crescimento. Estamos muito contentes em termos essa oportunidade de trabalharmos juntos com o Senar Minas”.

O engenheiro agrônomo e técnico do Programa, Fernando Lima, iniciará o trabalho em 16 de novembro e ressalta a boa expectativa dos participantes. “O ATeG chega a Machado para contribuir com o crescimento dos produtores tanto na parte técnica, quanto nas questões gerenciais e familiares, já que a maioria trabalha com mão de obra familiar. O projeto é inovador e daremos uma boa assistência a eles. Machado é uma cidade que tem foco praticamente na cultura do café, então essa é uma nova oportunidade para os pequenos produtores. O projeto está bem encaminhado, mas, com o ATeG, ficará ainda melhor”.

ATeG: grupo para frutas vermelhas é novidade no programa em Minas Gerais

Os números

Com área plantada de 9 hectares, os produtores se preparam para estender o plantio por mais 2,5 hectares. São dois grupos com os frutos já em produção e um terceiro grupo que se prepara para o plantio. A produção é significativa: na primeira colheita contabilizaram, aproximadamente, 31 toneladas, e a expectativa para a safra atual é de 100 toneladas. As frutas têm mercado garantido nas Ceasas, para empresas que trabalham com frutas congeladas, doces, sucos e polpas no mercado regional.

Para o gerente Regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Passos, Rogger Miranda Coelho, a expectativa sobre esse grupo era grande, pois é o primeiro desta cadeia produtiva em Minas Gerais. “O potencial das ações do ATeG, associado com as capacitações da Formação Profissional Rural (FPR), como Gestão de Marketing e Gestão Comercial, certamente resultará em aumento da produtividade, de renda e qualidade de vida para esses produtores, que é o propósito do Sistema Faemg/Senar/Inaes”.

Matérias Relacionadas