Logo CNA

Mato Grosso

ATeG do Senar-MT transforma vidas
04 abr ateg cna band casos de sucesso 12 scaled

Com mais de cinco mil propriedades rurais atendidas, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT tem feito a diferença na vida de produtores rurais do estado

18 de janeiro 2023

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Com mais de cinco mil propriedades atendidas, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tem várias histórias de sucesso para contar. Transformação é a palavra mais utilizada nos depoimentos. Sorteamos alguns compartilhar.

No Sítio Recomeço, em Carlinda, tudo ficou diferente com a chegada dos técnicos da ATeG, do Senar-MT. Os produtores Carlos Eduardo e Vanessa contam que aprenderam muito sobre a sanidade das culturas e entenderam que uma simples ação tem excelentes resultados. O casal garante que a qualidade melhorou e a produção aumentou.

Jéssica de Almeida Ribas Trevissoli propôs para a família a realização do sonho de viverem só com a renda da venda das flores. Jéssica diz que isso foi possível com a chegada da ATeG em Tangará.

Produtor de verduras em Campo Verde, Welligton Maganha dos Santos, conta que n ão tem nem conhecimento técnico e nem prático. A expectativa dele é que a ATeG o oriente na compra de insumos.

Jaineomar Meireles da Costa, 48, começou a trabalhar com a apicultura há cerca de cinco anos para complementar a renda da olericultura da Chácara Meireles. Ele possuía uma média de produção de 80 kg anualmente, mas a partir deste ano, o produtor rural de Alto Araguaia começou a ter uma nova experiência. Já atingiu o patamar de uma tonelada de mel com mudanças simples orientadas pela ATeG, do Senar-MT. Meireles produz cerca de 30 a 40 kg por caixa e tem cerca de 30 colmeias. Para 2023, a previsão é ampliar para 100 colmeias e diversificar a produção.

“Tinha pensado em desistir quando surgiu a ATeG. Eu sou prova de que uma pessoa bem orientada e capacitada consegue viver bem no campo”. João Carlos Maria, pecuarista, em Castanheira .

Atualmente, cerca de 15 cadeias produtivas são atendidas pelo Programa em Mato Grosso. Os interessados em serem atendidos pela ATeG devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade.

Selo


Matérias Relacionadas