Logo CNA

Rio Grande do Norte

ATeG Agroindústria do Senar/RN finaliza projeto com resultados positivos
Foto 1 Geofran Santos

Projeto atendeu 50 agroindústrias no estado do Rio Grande do Norte

26 de setembro 2023

Após dois anos, produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria apresentaram índices de crescimento – quando comparados antes do ingresso no programa. A ATeG Agroindústria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR/RN) leva ao pequeno e médio produtor rural a oportunidade de crescimento e melhoria na adequação dos processos de fabricação, adequação à legislação, programas de autocontrole e também melhoria no controle de custos.

Ao todo foram 50 agroindústrias atendidas de cadeias diversas como derivados lácteos, pescados, polpas, bebidas e derivados vegetais no geral. A Queijaria União, em Cruzeta, foi beneficiada com o acompanhamento técnico do SENAR/RN, a Queijaria tradicional na região Seridó é administrada pela família de Geraldo Ivo, que iniciou com vendas de frutas e aos poucos montou sua própria queijaria “Após o suporte do SENAR/RN melhorou bastante e a nossa família agradece pelo acompanhamento técnico nos últimos anos, disse Geraldo.

O objetivo principal da ATeG Agroindústria é disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio. Após acompanhamento do SENAR/RN, a queijaria ampliou a estrutura seguindo a recomendação do técnico de campo, ao final foi diagnosticado um aumento de 30% da produtividade, como comenta um dos administradores, o filho Geofran Santos “minha mente era muito fechada, mas quando o técnico de campo Flávio Santana foi impulsionando nosso potencial nos ajudou no controle financeiro, do leite, não tínhamos o nosso escritório e, ainda, com as anotações foi possível verificar o aumento”, destacou o administrador que enfatizou que são mais de 4.500 kg de queijos produzidos por semana e que após a ajuda do SENAR/RN evoluíram dez anos em dois.

Para o sucesso do programa é fundamental o trabalho conjunto do técnico e produtor, na Queijaria União, o técnico Flávio Santana trabalhou com planejamento e metas. “Ao longo dos dois anos de acompanhamento nós traçamos metas como a melhoria da estrutura física, antes disso, realizamos o procedimento de vistoria inicial do IDIARN e, de acordo, com o relatório foi atendida às recomendações do órgão. O SENAR/RN também capacitou os funcionários com o curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, que contribuiu significativamente para a manipulação dos produtos na queijaria”, falou o técnico.

Para atender as agroindústrias, o SENAR/RN contou com corpo técnico formado por quatro (4) técnicos de campo e um (1) supervisor de campo, além da coordenadora do projeto, a engenheira de Alimentos, Fernanda Simonetti, que avalia a conclusão do projeto “Finalizamos o projeto com 43 unidades e um saldo bastante positivo no crescimento da produção e melhoria na segurança alimentar. Por meio do SENAR/RN essas unidades receberam atendimento técnico e gerencial que as ajudou a colocar em prática os planos e metas para aumento de produção, lucratividade, treinamentos, cursos, adequação estrutural, adequação na rotulagem e registros nos órgão de fiscalização. Nossa efetividade não alcançou todas as unidades, mas com certeza representou um importante passo rumo à segurança alimentar e ao desenvolvimento econômico de diversas famílias do nosso estado”, enfatiza a coordenadora do projeto ATeG Agroindústria.

O projeto da ATeG Agroindústria contou com as cinco etapas da metodologia de ATeG que, desde 2019, auxilia pequenas e médias agroindústrias para a adequação à legislação, desenvolvimento socioeconômico e ambiental das agroindústrias, boas práticas de fabricação, suporte para a gestão do negócio e criação de novos arranjos produtivos.

Assista aos vídeos do Circuito de Resultados da ATeG Agroindústria: www.youtube.com/@SistemaFaernSenar

Matérias Relacionadas