Logo CNA

Associação premia melhores produtores de mamão em 2016
Img 20160621 wa0014 0 892829002015150598711

24 de junho 2016
Por CNA

Linhares (ES) (24/06/2016) – A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) entregou, na noite desta terça-feira (21/6), em Linhares (ES), o Prêmio Produtor Brapex 2016. Em sua quarta edição, o evento tem o objetivo de valorizar os três melhores produtores de mamão do país, que se destacaram na atividade com boas práticas agrícolas. O grande vencedor foi o produtor Paulo Roberto Bruneli, de Linhares (ES), seguido por Antônio Vanderlei Marin, do mesmo município, e Thiago Orletti, de Pinheiros, outra cidade capixaba.

A cerimônia de premiação teve a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, do presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tom Prado, do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos, além de deputados estaduais, vereadores, entre outras autoridades estaduais e municipais, produtores e empresários da região.

“É uma forma de valorizar o trabalho do produtor de mamão pelo que ele faz, principalmente em um momento que tivemos déficit hídrico, clima seco e crise econômica. É uma das várias formas de reconhecimento”, destacou o presidente da Brapex, Rodrigo Martins. Para o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, esta iniciativa visa valorizar a produção e motiva o fruticultor a produzir cada vez mais. “Este prêmio é uma forma de mostrar que produzimos de maneira correta e sustentável”.

Em seu discurso, o governador Paulo Hartung destacou a importância social e econômica da fruticultura no estado. “A fruticultura tem arranjo que queremos ter em todas as atividades produtivas. Claro que estamos vivendo uma crise econômica, mas todas as crises passaram e essa também vai passar e a atividade continua, gerando emprego e renda. Por isso, tiro o chapéu para os produtores”, frisou.

Prêmio - Os candidatos são avaliados por uma comissão técnica, formada por engenheiros agrônomos, estudantes, professores, pesquisadores e especialistas. Eles avaliaram requisitos como o manejo da cultura, uso correto de defensivos, cumprimento de normas e exigências, sabor, aparência e bem estar dos funcionários, a partir de questionários preenchidos pelos aspirantes ao prêmio. Um dos critérios para concorrer ao prêmio é ser associado da Brapex.
Exportação – Linhares é o maior exportador de mamão do Brasil. O município tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, sendo que o agronegócio tem um PIB de R$ 283,8 milhões, 20% deste valor (R$ 55,3 milhões) vêm da produção da fruta do município.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação