Logo CNA

Sergipe

Produtora assistida pelo Senar alcança regularização do seu laticínio
Whats App Image 2023 01 28 at 11 26 32

Maria Joseane da Costa, recebeu Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, de 2020 a 2022

28 de janeiro 2023

O laticínio Fazenda Nova localizado em Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe alcançou a regularização, com o Selo de Inspeção Estadual (SIE), emitido pela Empresa Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), que garante a qualidade do produto, motivo de comemoração e inauguração desse novo espaço do laticínio, após as adequações sugeridas pelos órgãos de fiscalização, nesta sexta-feira (27).

A comemoração acontece um dia após a adesão do estado de Sergipe ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), com a adesão ao Sisbi-POA, o selo estadual ganha equivalência nacional e isso permite que os produtos do laticínio sejam vendidos em todo país, após a solicitação da produtora.

Além do trabalho em conjunto do governo de Sergipe, município, Sebrae e instituições que se uniram em prol do desenvolvimento e regularização da cadeia. A proprietária do estabelecimento, Maria Joseane da Costa, recebeu Assistência Técnica Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), de 2020 a 2022, dentro do Programa Agronordeste.

A técnica de campo, a médica veterinária Gladslene Góes, explicou que Joseane iniciou em 2019 o processo de regularização da sua fabriqueta enquanto recebia assistência técnica e gerencial do Senar Sergipe e acompanhou todo o processo.

“Fui orientando toda parte gerencial, com foco na adequação das instalações e pendências junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Como profissional da área há 18 anos, fico muito realizada em ter participado desse processo, que não é apenas a regularização de uma empresa, mas sim a transformação das vidas, direta e indiretamente, ligadas a ela. Além da família da produtora, várias pessoas que não imaginavam ser possível um dia uma fabriqueta transformar-se num laticínio regularizado, agora sabem que o sonho pode tornar-se realidade”, destacou a técnica de campo do Senar Sergipe.

O Laticínio Fazenda Nova produz queijo coalho, queijo muçarela, doce de leite, iogurte, além de fazer o envasamento de leite. Na produção, eram usados 300 litros de leite por dia, agora, esse volume passa para dois mil.

A proprietária, Maria Joseane, disse que está bastante confiante com a regularização e desenvolvimento do seu negócio e reconheceu a importância da assistência técnica e gerencial desenvolvida pelo Senar-SE.

“O SIE que nós conseguimos, nos permite vender para todo Brasil. Isso me deixa confiante e com vontade de investir. A ATeG me deu conhecimento sobre boas práticas, cuidados para agregar valor e inúmeros benefícios”, comemorou.

Assistência Técnica e Gerencial

A ATeG começou a transformar vidas em Sergipe, em 20216, quando o programa começou a atender produtores rurais nas cadeias da agroindústria, fruticultura, o que contribuiu para aprimorar o gerenciamento das empresas rurais.

“O Senar Sergipe já atendeu 56 queijarias no alto e médio Sertão Sergipano, durante dois anos, atualmente 11 queijarias estão em seu terceiro ano de atendimento e na fase final de regularização, assim como já existem queijarias legalmente regularizadas com SIE e também as que já solicitaram o SISBI- Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Durante as visitas mensais do Técnico Especialista em Agroindústria, são feitas recomendações técnicas e gerenciais, ele desempenha um papel consultivo e orientativo. Com isso podemos garantir um produto de qualidade para a população e uma melhor concorrência de mercado para esses empresários” disse a coordenadora de Assistência Técnica Gerencial, Taynã Matos.

Matérias Relacionadas