Logo CNA

Acre

Assistência Técnica e Gerencial expande atendimento de cadeias produtivas no Acre

23 de março 2022

Por: Astorige Carneiro (ASCOM - Sistema FAEAC/SENAR - AC)

ateghort1

ATeG do SENAR - AC expandiu atendimento para a cadeia produtiva da horticultura. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) continua expandindo o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Estado. Além das ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), a assistência técnica garante um atendimento específico para produtores em diversas cadeias produtivas acreanas.

ateghort2

Produtor José Fraile participa há sete meses do projeto em Brasileia. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

Através deste atendimento, que é totalmente gratuito durante os dois anos de duração, centenas de produtores têm acesso ao conhecimento especializado para otimizar suas respectivas produções, gerando melhoria na qualidade e quantidade dos produtos. Isso impacta diretamente na qualidade de vida dos homens e mulheres do campo, garantindo o desenvolvimento do agronegócio acreano.

ateghort3

Visita à propridade da produtora rural Artemísia Carvalho, em Brasileia. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

Atualmente, o SENAR – AC é responsável por atender mais de 600 produtores em 13 municípios – incluindo cidades do Alto e Baixo Acre –, com oferta de ATeG para sete cadeias produtivas: piscicultura, horticultura, fruticultura, cafeicultura, pecuária de leite, pecuária de corte, e mandiocultura.

VISÃO EMPRESARIAL DA TERRA

Umas das ofertas mais recentes é a ATeG Horticultura, beneficiando 50 produtores nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Bujari e Rio Branco. Além do desenvolvimento e do incentivo à variedade de hortaliças, legumes e verduras, quando possível, nas propriedades atendidas, também são trabalhadas estratégias para gerenciamento da terra, aplicando a visão empresarial ao trabalho realizado no campo.

ateghort4

Stefanye Torres, coordenadora de ATeG do SENAR - AC. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

“Um dos princípios da metodologia desenvolvida pelo SENAR é justamente trabalhar isso com os produtores rurais: ampliar a visão deles para que passem a ver suas propriedades como empresas. Abraçando essa parte do atendimento, se torna mais fácil manter registro das atividades, escolher e aplicar melhor as recomendações dos técnicos de campo e, consequentemente, obter lucro da atividade através de um planejamento mais assertivo na propriedade”, explicou Stefanye Torres, coordenadora de ATeG do SENAR – AC.

CRESCIMENTO E INVESTIMENTO

ateghort6

"Graças à ATeG, venho crescendo e investindo mais na minha plantação." Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

Para Artemísia Oliveira Carvalho, moradora do Ramal da Amizade e produtora rural atendida em Brasileia, a assistência técnica veio para fortalecer seu foco na propriedade, expandido cada vez mais sua venda e a rentabilidade para a família, que também mora na mesma propriedade.

ateghort7

Plantação de cebolinha e couve é vendida dentro e fora do Estado. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

Com mais de uma década de trabalho na cadeia produtiva, ela destaca que houve melhoria significativa nos últimos meses. Isso se deve ao fato de que a produtora já realizava anotações dos indicadores de produção, mas foi com a vinda da ATeG que ela passou a verificar na prática estes mesmos indicadores, observando com mais clareza os resultados obtidos.

ateghort10

Mais de 50 produtores no Acre estão sendo beneficiados pela assistência dentro da cadeia de horticultura. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

“O bom é que somos nossos próprios patrões, mas também somos nossos próprios empregados. Graças à ATeG, venho crescendo e investindo mais na minha plantação, nas minhas estratégias de negócio. Estou há sete meses sendo atendida, e já contabilizo mais de 1.400 maços de cebolinhas e mais de 900 de couve todo mês, vendendo para um restaurante em território nacional e para uma padaria na Bolívia”, disse Artemísia.

ateghort8

Produtor rural José Fraile de Almeida. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

Também no município de Brasileia, no Ramal da Piscicultura, reside o produtor rural José Fraile de Almeida. Há mais de 40 anos envolvido na produção rural, José também está na mesma turma de produtores da ATeG Horticultura, e neste tempo vem investindo na variedade da plantação e na superação do prejuízo vivenciado em 2020, durante o auge da pandemia.

ateghort5

Estufa com sistema de irrigação dentro da propriedadae atendida. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

“As contas não param, e sofremos muito com a suspensão temporária das feiras e de outros canais de venda. Hoje, graças a Deus, conseguimos dar a volta por cima, e esse apoio do SENAR nos fez mudar muita coisa em relação a como cuidar das nossas contas. Também crescemos em variedade, e hoje, além do alface e da cebolinha, também temos rabanete, tomate e pimentinha, que transformamos em molho para venda”, afirmou José.

ABRAÇAR A METODOLOGIA

O técnico de campo Francisco Monteiro Bezerra Jr. é o responsável pelo atendimento dos dois produtores, e sempre enfatiza como é importante abraçar a metodologia da ATeG para que o projeto obtenha sucesso e alcance seu principal objetivo: impactar positivamente a vida dos homens e mulheres do campo.

ateghort9

Técnico de campo Francisco Monteiro Bezerra Jr. Foto: Astorige Carneiro (ASCOM)

“É gratificante observar como os produtores evoluem através do cuidado com a propriedade. Ao proporcionar novas experiências e conhecimentos através da ATeG, estamos auxiliando não apenar o desenvolvimen to destes produtores especificamente, mas de todo o setor do agronegócio no Acre”, explicou Francisco.

Matérias Relacionadas