Logo CNA

Acre

Assistência Técnica e Gerencial do SENAR – AC já atende mais de 50 propriedades rurais acreanas

Projeto Evolui Leite irá atender 75 propriedades rurais em 10 municípios acreanos

22 de janeiro 2019

Por: Astorige Carneiro (ASCOM SENAR - Acre)

Lançada oficialmente em dezembro de 2018, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) promove o crescimento qualitativo e quantitativo das produções rurais do Estado.

Stefanye Torres, coordenadora do projeto Evolui Leite, em visita à propriedade rural de Senador Guiomard. Foto: Reprodução

Realizada pelo SENAR em parceria com o SEBRAE e com o Governo do Estado do Acre, a ATeG inicialmente executa o projeto Evolui Leite, voltado para a cadeia produtiva leiteira em 75 propriedades rurais divididas em 10 municípios: Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Xapuri e Capixaba.

PLANEJAMENTO

O SENAR – Acre prevê um acompanhamento técnico e gerencial nas propriedades nos próximos 2 anos, sendo 4 horas mensais em cada propriedade. Todas as informações coletadas na propriedade serão lançadas no software SISATeG, que irá gerar indicadores de cada propriedade, bem como relatórios que possibilitam o acompanhamento da evolução do trabalho.

EMPRESAS RURAIS

Stefanye Torres, coordenadora do projeto, destacou que a ATeG chegou para mudar e melhorar o trabalho que já vem sendo feito com os produtores rurais.

Sensibilização será feita em 75 propriedades rurais do Estado. Foto: Reprodução

“Os produtores estão compreendendo a importância desta oferta. Um dos objetivos é justamente esse: mostrar aos produtores rurais que suas propriedades são, na realidade, empresas. Com o auxílio do técnico durante o período de dois anos, queremos que essas empresas cresçam cada vez mais”, disse Torres.

A coordenadora também reforçou que, desde o lançamento, a sensibilização inicial já alcançou mais de 50 propriedades, e que as 75 serão contempladas até o fim de janeiro deste ano.

“Do total de propriedades estimado para o Evolui Leite, mais de 50 já foram visitadas pelos técnicos e coordenadores do SENAR – Acre. O processo de sensibilização foi iniciado no dia 7 de janeiro, e neste primeiro momento é necessário conversar com os produtores, explicar como funciona a metodologia, avaliando o interesse de cada produtor em participar ou não do projeto”, relatou.

NOVAS CADEIAS PRODUTIVAS

Entre os planos da ATeG no Acre está a expansão futura para atender cada vez mais as diversas cadeias produtivas do Estado.

Ilcilene Maline, gerente técnica do SENAR – Acre, também atua no projeto da ATeG. Foto: Reprodução

“Também estamos começando o processo de assistência técnica voltada para a pecuária de corte e mandioca, e para os próximos anos, pretendemos investir em novas cadeias que possam ser beneficiadas por esse atendimento”, disse Stefanye.

Matérias Relacionadas