Logo CNA

Tocantins

Assistência Técnica do Senar transforma atividade apicultora no Bico do Papagaio
Whats App Image 2023 10 06 at 14 53 28

Antes da ATeG, José tirava uma média de 7 kg de mel por caixa. Agora, com os mesmos 13 enxames, o produtor está tirando 14,5 kg por caixa

24 de outubro 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

José Gonçalves, apicultor do município de Araguatins, proprietário da Fazenda Flor da Serra, viu o negócio dele ganhar outra dimensão após receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O produtor sempre produziu o mel, mas o pouco conhecimento sobre como realizar o manejo dos enxames dificultava a atividade. As abelhas se dispersavam, prejudicando a produtividade no apiário.

O apicultor conta que não sabia como trocar a cera corretamente das colmeias, o que o levava a enfrentar desafios constantes na atividade. “A criação era incerta, pois as abelhas fugiam e tínhamos que capturar outras e colocar na caixa. Não sabíamos realizar a troca de cera, nem classificar as melhores abelhas rainhas para a produção”, disse José. As estratégias não eram eficazes e, muitas vezes, resultavam em mais perdas.

Após a ATEG

Com a assistência técnica do Senar, o produtor assistido aprendeu as técnicas adequadas de manejo e como trocar a cera, que representou um aumento significativo na produção de mel. Antes da assistência, José possuía 13 enxames e tirava uma média de 7 kg de mel por caixa. “Hoje, com os mesmos enxames, ele está tirando 14,5 kg por caixa”, ressaltou Solon Oliveira, técnico de campo que assiste a propriedade.

Whats App Image 2023 10 06 at 14 53 28 1

Essa melhoria na produção fez com que seu negócio se tornasse mais lucrativo e estável. “As abelhas agora permanecem nas caixas e tenho um manejo mais seguro. Não tenho mais dificuldade com as abelhas mais “bravas”, porque a gente não cuidava delas como fazemos hoje. Através do Senar, a produção deu uma clareada e tem melhorado cada vez mais”, disse o produtor, satisfeito com os resultados da assistência.

Além disso, José passou a registrar todos os custos e gastos da atividade produtiva. Essas anotações o ajudam a controlar as finanças e tomar decisões mais assertivas sobre o negócio. Um outro benefício que a assistência técnica do Senar proporcionou ao apicultor foi o conhecimento necessário para produzir sua própria cera.

“Ele não precisa mais sofrer no campo para capturar abelhas, porque pode dividir os enxames. De 13 enxames, de imediato, ele pode pular para 26 enxames”, destacou o técnico de campo. Agora, José tem a possibilidade de aumentar sua produtividade ao investir em mais caixas. “Estou muito alegre com essa parceria. O Senar foi um professor para mim”, finalizou o produtor.

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Matérias Relacionadas