Roraima

28/10/2020

Assistência técnica do Senar Roraima incentiva sucessão familiar na cadeia produtiva de Bovinocultura de Leite

Ronaldo César de Matos Júnior, 21 anos, é um dos produtores assistidos mais jovens da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Roraima. Ele participa do grupo da ATeG Bovinocultura de Leite, na região da Vila Santa Rita – Município de Cantá, e assumiu a responsabilidade de continuar e de expandir as atividades na propriedade de seu Pai Ronaldo César.  

O técnico de campo responsável pelos atendimentos aos produtores na localidade é o Zootecnista Cairon Rony Bezerra, o qual ressaltou que a evolução da propriedade nesses meses de atendimento é justificada ao fato do produtor aplicar todas as recomendações propostas e seguir o planejamento realizado no início do acompanhamento, tornando a propriedade da família Matos um destaque das propriedades assistidas.  

Na propriedade, onde a assistência está com menos de um ano de atendimento foram realizadas ações voltadas para o manejo de pastagem (recuperação de pastagem, controle de plantas invasoras , piqueteamento e controle de entrada e saída utilizando a régua de medição de pasto), foram implantadas casas de sal na pastagem e capacitações sobre manejo sanitário do rebanho.

Hoje Ronaldo Filho procura dar continuidade a atividade do pai, assumindo a responsabilidade de manter a atividade leiteira desenvolvida anteriormente por seu genitor Ronaldo César, que na época era realizada sem planejamento e técnicas adequadas, o que inviabilizou a expansão da produção leiteira.

Ele frisa a importância da assistência em sua propriedade. “Depois que a ATeG chegou começamos da maneira certa, primeiro com o planejamento das ações para depois colocarmos em prática, juntamente com o técnico. A assistência está mudando as expectativas da nossa propriedade e o meu objetivo de vida é seguir a mesma área que meu pai, só que dessa vez de uma forma técnica, pois há anos meu pai tentava trabalhar com a bovinocultura de leite, mas sem orientações corretas na atividade.

Atualmente a propriedade tem uma produção de 30 litros diários, segundo os produtores Ronaldo Cesar e Ronaldo Filho, com planejamento adequado recebido, a expectativa é chegar a produção média de 100 litros de leite diários em 2021, buscando na bovinocultura leite a principal fonte de renda da família.

Umas das grandes prioridades de Sílvio de Carvalho, Presidente do Sistema FAERR/SENAR, é levar conhecimento adequado ao homem do campo por meio da Assistência Técnica do Senar e a sucessão familiar garante a permanecia do jovem no campo e o fortalecimento do setor.

Assessoria de Comunicação SENAR Roraima

facebook.com/Sistemafaerrsenar

instagram.com/faerr_senar

Veja também