Logo CNA

Rio Grande do Sul

Aposentadoria e Reforma da Previdência são temas de palestra ao vivo na próxima quinta-feira
Live Previdencia Rural Reforma

Senar-RS e INSS se unem no dia 24 para esclarecer aos trabalhadores rurais as mudanças nos benefícios previdenciários

21 de novembro 2022

Em vigor desde novembro de 2019, a Reforma da Previdência ocasionou mudanças de modo geral nos benefícios previdenciários dos trabalhadores. No dia 24, próxima quinta-feira, às nove horas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promove palestra on-line e ao vivo no YouTube para esclarecer, principalmente aos produtores rurais, como ficam as regras de aposentadoria após essas modificações.

“Abordaremos especialmente as características da aposentadoria hoje: por idade, por tempo de contribuição, do trabalhador urbano e do trabalhador rural. Existem normas vigentes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de obtenção dos benefícios de previdência, e nosso objetivo é ajudar o público rural a exercer seus direitos e cidadania”, explica o palestrante e Analista Técnico da Gex/INSS de Porto Alegre, Paulo Goulart.

Para Goulart, entre as principais alterações, destaca-se a aposentadoria por tempo de contribuição. Homens que começaram a contribuir para o INSS após a reforma poderão se aposentar somente com 65 anos; as mulheres, com 62 anos. Ele também enfatiza que quem já estava contribuindo até novembro de 2019, mas não possuía tempo suficiente para solicitar o benefício, seja por idade ou contribuição, entra nas regras de transição. “Cada caso é um caso. Por isso, vamos debater as especificidades, documentos e requisitos.”

Analista Financeiro do Senar-RS, Fabio Ramon Baldessar apresenta o bate-papo. Ele comenta que a live também tem por finalidade complementar o evento anterior sobre e-Previdência, ocorrido em 20 de outubro. Na ocasião, discutiu-se a ferramenta eletrônica “Meu INSS”, aplicativo virtual que possibilita o acesso digital à carta de serviços do INSS. “Agora, falaremos sobre os benefícios em si, que podem ser solicitados pelo app no final da vida laboral”, diz Fabio.

Serviço: Live sobre Previdência Rural

Quando: 24 de novembro, às 9h

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul

Quanto: entrada franca

Inscrições até 23 de novembro pelo site: http://liveprevidenciarural.eventize.com.br