Logo CNA

Paraná

Aplicativo do Sistema FAEP completa quatro anos de serviços ao produtor
App Sistema FAEP

Aprimoramento constante de funcionalidades, atendimento otimizado ao usuário e desenvolvimento de soluções sob medida marcam trajetória do aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR

20 de outubro 2023

Um simples toque em um ícone que descortina um universo. Desde setembro de 2019, quando ocorreu o lançamento do aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, produtores rurais do Paraná e de outros Estados têm vivenciado diariamente essa experiência. Com o app está fácil saber quando vai chover, os rumos das cotações das principais commodities agrícolas, ler, ver e ouvir as notícias da agropecuária paranaense, entre outras funcionalidades. Ao longo destes quatro anos, mais de 14 mil instalações vem permitindo uma boa experiência aos usuários. Porém, o desafio de aprimoramento é contínuo e, para comemorar ainda mais, a ferramenta passou por uma nova atualização.

"Ao longo da nossa história, sempre investimos em inovação, desde manejos agropecuários até estratégias internas, com aprimoramentos e treinamentos constantes. Com o aplicativo não é diferente. Temos profissionais dedicados em desenvolver soluções e ouvir os produtores que usam a ferramenta no dia a dia, de modo a melhorar e adequar constantemente tudo que estiver ao nosso alcance."

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Até agora, a estratégia de ouvir agricultores e pecuaristas, realizar pesquisas de opinião e promover atualizações vem dando certo. Mesmo com milhares de downloads ao longo destes quatro anos, o aplicativo tem nota de avaliação de 4,8, de cinco pontos possíveis – tanto nas lojas do Android quanto do iOS. Neste caso, loja é somente a palavra utilizada pelos sistemas operacionais dos smartphones, já que os usuários têm acesso gratuito ao aplicativo e a todos os serviços ofertados. E olha que não é pouca coisa!

https://www.youtube.com/watch?v=6ZcnKUH4FIQ

Divulgação e aprendizado

Nos últimos anos, o trabalho para tornar o aplicativo conhecido e disponibilizar os diversos serviços aos agropecuaristas tem sido intenso. Segundo a gerente do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ieda Donada, milhares de flyers com QR Code foram distribuídos em locais estratégicos. Além disso, o corpo a corpo e o trabalho de indicação em eventos segmentados também têm gerado um crescimento consistente no número de usuários.

Aliado à estratégia de tornar o aplicativo mais conhecido, Ieda enfatiza o investimento feito em pesquisa de satisfação do cliente. Dessa iniciativa surgiram ideias como implantar as áreas de cotações e previsão do tempo, hoje carros-chefes da ferramenta. “Nós temos um aprendizado constante sobre as coisas que funcionam e que não deram tão certo. Usamos ferramentas como mapa de calor, melhoramento da interface e usabilidade. O feedback dos nossos usuários é algo muito valioso no processo de aprimoramento constante do aplicativo”, aponta Ieda.

Especialista em Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês) e consultora do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ana Carolina Paiva trabalha nas melhorias constantes no aplicativo. A profissional compara o software a um canivete suíço, já que está sempre à mão e reúne uma série de funções em um único dispositivo.

"Quando eu penso no aplicativo, lembro do meu avô, tirando o canivete do bolso para descascar laranja para os netos e resolvendo uma série de coisas do dia a dia, com aquela pequena ferramenta."

Ana Carolina Paiva, consultora do Sistema FAEP/SENAR-PR

Atualização

Para marcar o aniversário de quatro anos do aplicativo, o Sistema FAEP/SENAR-PR lançou uma atualização na plataforma. De acordo com o técnico do Departamento de
TI do Sistema FAEP/SENAR-PR Paulo Henrique Alves, o trabalho inclui melhorias nas funcionalidades que já existem para tornar a ferramenta mais simplificada e com design
ainda mais atrativo.

“Fizemos mudanças em algumas páginas de exibição na tela inicial do aplicativo para que o usuário não precise entrar em outras seções para obter as informações. O intuito é facilitar ainda mais a navegação”, aponta Alves.

Serviço

O aplicativo do Sistema FAEP é gratuito, sem necessidade de assinatura. Para utilizá-lo no seu celular, basta acessar as lojas virtuais App Store ou Play Store ou a página: app.sistemafaep.org.br e fazer o download.

Veja o uso do aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR na rotina dos produtores rurais do Paraná:

Trunfo na diversificação

Produtor rural com lavoura de milho ao fundo e céu azul

Adriano Hellmann, produtor rural em Pitanga

Nem bem começa o dia em Pitanga, na região Centro-Sul do Estado, e Adriano Hellmann está na rotina que envolve 55 cabeças de gado de leite e 20 hectares de lavoura. Antes de iniciar a lida, o agropecuarista acessa o app do Sistema FAEP/SENAR-PR, para ficar bem informado. “Para nós que somos produtores, o aplicativo é interessante, principalmente, pelo sistema de previsão do tempo de 30 dias e as cotações, já que podemos acompanhar tudo centralizado num lugar só”, destaca.

Outro aspecto importante, para Hellmann, é a possibilidade de ter informações cruciais da meteorologia e do mercado, aliado a informações valiosas segmentadas para a agricultura e pecuária. “Temos que estar antenados 24 horas por dia e com o aplicativo fica fácil se informar, apesar da correria. São matérias bem-feitas, uma fonte de informação confiável, sobre como realmente estão acontecendo as coisas no agro”, completa.

Referência para contratos

Agropecuarista Francisco Fraccaroli, que tem propriedades em Rolândia, Guaraçu e em Corumbataí do Sul

O agropecuarista Francisco Fraccaroli se desdobra para acompanhar os trabalhos em três locais diferentes. Em Rolândia, são 290 hectares dedicadas à agricultura; em Guaraçu, mais 1,4 mil hectares de cana e uma granja de frango capaz de alojar 120 mil frangos; e em Corumbataí do Sul, mais 3,5 mil cabeças de gado nas modalidades recria e engorda. Para acompanhar tudo que precisa para gerir as propriedades, Fraccaroli conta com a ajuda do aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A seção que Fraccaroli mais utiliza é a de cotações. A confiabilidade é tamanha que os índices disponíveis na ferramenta são um dos indexadores dos seus negócios na pecuária. “Tenho um contrato de parceria indexado em arrobas de boi e um dos indicadores é o preço que consta no aplicativo. Eu abro de forma recorrente, vejo todo dia o preço do boi. E sempre dou uma olhadinha nos cursos também, para agendar para meus funcionários”, compartilha o agropecuarista.

Base para o planejamento

Clovis Roberto de Souza, coordenador de produção em uma usina sucroalcooleira em Cianorte

Em outro canto do Estado, em Cianorte, no Noroeste, Clovis Roberto de Souza, coordenador de produção em uma usina sucroalcooleira, fica ligado no app para planejar suas ações. Com experiência de 20 anos no setor, Clovis é o responsável pela colheita mecanizada, com três colhedeiras e, por isso, precisa ficar de olho nas condições climáticas. Afinal, a previsão determina o fluxo de trabalho.

“A previsão do tempo do aplicativo do Sistema FAEP é a melhor a que tenho acesso. O que diz ali é o que acontece. Eu me baseio nessas informações para fazer o planejamento semanal na fazenda. Ter previsibilidade climática, para nós do setor da cana, é fundamental. Tem toda uma parte logística, de manejo e equipamentos que podemos ou não usar, dependendo da meteorologia. Por isso, uso diariamente e abro diversas vezes no dia”, explica Souza.

Empurrão para novos cursos

Gedians de Oliveira da Silva, bovinocultor de leite em Barracão

Em Barracão, no Sudoeste do Paraná, o bovinocultor de leite Gedians de Oliveira da Silva se desdobra para manter a propriedade leiteira de 10 hectares funcionando. O principal uso que o pecuarista faz do aplicativo envolve formações do SENAR-PR. “Eu uso para ver se tem cursos na minha região. No curso de ‘Manejo e Ordenha’, o pessoal falou do aplicativo. Fiz o download e uso desde então. Inclusive, no aplicativo que consegui informações e uma vaga para fazer o curso de Inseminação Artificial, em Francisco Beltrão”, conta Silva.

O bovinocultor sempre acompanha as atualizações e notificações disparadas, e, além de treinamentos, costuma acessar outras funcionalidades. “Já me matriculei em curso a distância sobre nutrição de vaca leiteiras. Além disso, de vez em quando, eu aproveito para consultar o clima e as cotações”, descreve o produtor rural.

Guia para políticas públicas

Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guamiranga

Para além das propriedades rurais, a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guamiranga, na região Centro-Sul do Estado, Cristiane Tabarro Borgo, usa o aplicativo para auxiliar na formulação das políticas públicas. “Lá tem todas as informações que preciso para saber o direcionamento de cursos do SENAR-PR ao município, aliado com as ações planejadas pela secretaria”, conta. “De acordo com o planejamento estratégico para o ano seguinte, definimos as prioridades das áreas e vamos atrás de formações para subsidiar os programas”, complementa.

Cristiane também integra a Comissão de Mulheres de Ivaí e Guamiranga e atua como empresária na área de consultoria e inovação no agronegócio. O aplicativo do Sistema FAEP, nesse caso, ajuda para que ela possa se manter ligada no que acontece em relação ao mercado. “No dia a dia acabo usando mais o catálogo de cursos, mas também leio as notícias do nosso sindicato e do agro em geral para aproveitar nas diferentes funções que ocupo. Eu recomendo [a ferramenta] às pessoas, pois facilita ter tudo em um só lugar”, aconselha.

Destaques da ferramenta

  • Cotações de mercado

  • Previsão do tempo para 30 dias

  • Fotos do clima

  • Catálogo de cursos do SENAR-PR

  • Contatos dos sindicatos rurais

  • Notícias

  • Fotos

  • Vídeos

  • Biblioteca de cartilhas

  • Design inovador

  • Menu organizado

  • Centralização de informações

  • Revista Boletim Informativo

  • Calculadora de custos da avicultura

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas