Notícias
Apicultor cearense busca conhecimento e vê produção multiplicar com ATeG do Senar
Produção de mel passou de 100 quilos para quase duas toneladas em quatro anos
Brasília (07/11/2023) – Com uma pequena criação de abelhas em Baretama, região do semiárido cearense, Gilvan Lima Pereira não sabia mais como vencer os desafios da produção de mel quando resolveu procurar ajuda no sindicato rural do município.
"Cada pessoa que me dizia que não ia dar certo era um incentivo para mim. Busquei conhecimento e insisti”, conta animado, após ver as mudanças no seu negócio com a chegada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar.
O produtor começou fazendo o curso básico de apicultura, depois fez o de produção de abelha rainha, manejo de colmeias e alimentação dos enxames.
Com o conhecimento adquirido e o atendimento técnico, Pereira modernizou a gestão dos apiários e incluiu, por exemplo, limpeza, padronização e numeração das caixas.
O número de colmeias passou de 10 em 2019 para 85 colmeias atualmente, e a produção saiu de 100 quilos para quase duas toneladas esse ano.
A partir da melhoria da renda, o apicultor também investiu em novos equipamentos para o processamento de mel e fez melhorias em sua casa.
"Fiz reforma na casa, tirando os gastos para investir nas abelhas, como ter um quarto para fazer o processo da colheita do mel, agora tem centrífuga, mesa. Foi uma renda muito boa que veio para a minha vida".
Pereira ressalta que tem planos ambiciosos para o futuro e pretende, também, incentivar outros produtores da região a buscarem conhecimento e apoio técnico do Senar com os que ele recebeu.
A história do apicultor cearense foi tema de reportagem do programa Agro. Do campo pra você.
Assista na íntegra:
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte