Logo CNA

Alunos do Instituto Federal do Pará protegem nascentes seguindo a receita do Sistema CNA/SENAR
Img 20160226 wa0096web 0 615063002015150612231

Com apenas 5 passos produtores de vários estados protegeram 1.782 nascentes em 2015

7 de março 2016
Por Senar

Quase um ano após o Sistema CNA/SENAR lançar o Programa Especial de Proteção de Nascentes, que resultou em 1.782 nascentes protegidas somente em 2015, as ações continuam por todo o Brasil. O estado do Pará é um dos exemplos. Aproximadamente 40 acadêmicos do curso de Gestão Ambiental e Agroecologia do Instituto Federal do Pará (IPFA) e produtores rurais do sindicato dos produtores rurais de Bragança, que faz parte do Núcleo Regional Bragantino, assistiram ao curso sobre o meio ambiente e protegeram três nascentes em dois sítios,duas no MAA-NAIN e uma no São José, no município, distante 220 quilômetros da capital, Belém.

O curso foi ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (SENAR/PA) e participante do programa CNA Jovem, Edivaldo Júnior. Ele falou sobre o Novo Código Florestal, Reserva Legal, Áreas de preservação permanente (APP) e a importância da água para o campo e a cidade.

“Recebemos essa demanda dos próprios alunos do IFPA e como o interesse pelo curso de proteção de nascentes está grande nesta região, percebemos que produtores e a sociedade estão conscientes da importância e da necessidade de produzir e preservar a água, este bem tão importante para a atividade agropecuária”, destaca Edivaldo, informando que novas ações estão previstas.

Edivaldo lembra que em 2015 o Pará protegeu 311 nascentes. Desse total, o Núcleo Regional Bragantino, que compreende 19 municípios, com 15 sindicatos rurais, protegeu 169 nascentes.

Para fazer a proteção das três nascentes os participantes seguiram os cinco passos do programa: identificar a nascente; cercar a nascente; limpar a área; controlar a erosão e replantar espécies nativas.

Para conhecer os cinco passos e aprender como proteger uma nascente assista ao vídeo abaixo:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas