Logo CNA

Santa Catarina

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Polo Senar/SC de Lages visitam Fazendas
CNA IMAGEM PRINCIPAL7

Formação da Rede e-Tec Brasil é ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

21 de junho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Os alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Polo de Lages, na disciplina de Produção e Manejo Animal participaram neste mês de uma saída a campo para conhecer duas fazendas: a Pinheiro Seco e a Araucária, ambas em Bom Retiro/SC. A formação da Rede e-Tec Brasil é ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São José.

A primeira visita foi na Fazenda Pinheiro Seco. Os alunos foram recebidos pela administradora da propriedade, Angela da Cunha Melo Provetti , que falou sobre os aspectos do manejo e da produção dos ovinos de leite. Os alunos conseguiram acompanhar todo o processo de manejo, ordenha até a parte final. Além do leite, nesta fazenda são produzidos queijos artesanais.

O segundo local visitado foi a Fazendo Araucária. De acordo com a professora da disciplina, Rafaela de Oliveira Nunes , o objetivo foi conhecer na prática a atividade de bovinocultura e ovinocultura de corte. A Fazenda Araucária trabalha com o ciclo completo de produção, desde as vacas matrizes, a etapa de recria dos bezerros até a fase final de engorda e comercialização desses animais para o abate. Desta forma, puderam observar os processos, focados na parte de manejos.

Os alunos foram recebidos pelos proprietários karine e Vinicius Kauling. O proprietário comentou sobre o processo de comercialização do produto final, escolhas de raças e métodos para reprodução em bovinocultura de corte.

A coordenadora dos Cursos Técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela , ressalta que as visitas são vivências do que é repassado em teoria, na sala de aula. "Além de serem uma atividade obrigatória do curso que tem uma metodologia hibrida, são de suma importância para a formação dos nossos técnicos, que podem conhecer a realidade das propriedades rurais”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, essas formações do Senar/SC impactam na evolução dos produtores e trabalhadores rurais, que não medem esforços para promover inovações nas suas propriedades ou empresas. “As atividades do campo evoluem diariamente. Novas tecnologias, processos e métodos de gestão estão à disposição dos empresários rurais que buscam inovação. Nós, enquanto entidade que visa promover o desenvolvimento do meio rural, acreditamos que a formação profissional é uma das estratégias primordiais para o setor avançar cada vez mais”, conclui.

CURSOS TÉCNICOS

Além do Curso Técnico em Zootecnia oferecido em seis polos catarinenses (Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Lages, Rio do Sul e São José), o estado de Santa Catarina também conta com os seguintes cursos: Técnico em Agronegócio (Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Fraiburgo, Joaçaba, Joinville, Lages, Paulo Lopes, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Taió); Fruticultura (Fraiburgo e São Joaquim) e Florestas (Polo de Lages).

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , destaca que as propriedades e empresas do setor do agronegócio precisam estar cada vez mais preparadas com tecnologias e inovações visando atender as exigências do mercado. “Os polos catarinenses já formaram mais de mil técnicos em todo o estado. Importante destacar que sempre que abre uma nova turma as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor produtivo. É uma oportunidade de formação gratuita que tem contribuído muito com o agronegócio catarinense”.

NOVAS OPORTUNIDADES

O curso de Zootecnia está com as inscrições abertas até o dia 17 de julho , no Polo de Joaçaba, Meio Oeste de Santa Catarina. O curso é gratuito. São dois anos com carga horária de 1.200 horas na modalidade presencial e a distância. As inscrições podem ser feitas no etec.senar.org.br . Mais informações no Sindicato Rural de Joaçaba pelo telefone (49) 3522-8415.