Logo CNA

Bahia

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio fazem visita técnica ao Lago de Sobradinho
Tecnico1

23 de maio 2019

Por: Ascom FAEB

Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, da cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, fizeram, no sábado (18), uma saída de campo com a intenção de conhecer a cadeia produtiva da criação de peixes no município de Sobradinho.

Na oportunidade, as turmas visitaram o trecho do Lago de Sobradinho, que é equipado com vários tanques-rede utilizados na piscicultura. Os alunos também estiveram nas Associações de Produtores e Criadores de Peixes, e no Terminal Pesqueiro da cidade.

A visita foi para entender como funciona toda a cadeia produtiva da pesca na região, e como os produtores recebem o suporte de engenheiros de pesca que os ajudam a deixarem a prática de tratar o pescado na beira do rio, realizando a atividade de uma forma mais sustentável.

Tecnico2

No terminal, os alunos estiveram nas instalações utilizadas pelos piscicultores no processo de transformar a carne do peixe em um produto mais elaborado. Lá, o pescado passa por um processo de refrigeração, evisceração e descamação para aumentar a vida útil e realçar as partes nobres do produto.

O procedimento, que é realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes da cidade, é uma forma de agregar valor à mercadoria, pois o peixe pode ser reaproveitado para outros fins, como confecção produtos artesanais, por exemplo.

A visita foi conduzida pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Leneildo Monteiro, pelo engenheiro de pesca Rodolfo Cavalcante, a tutora da unidade curricular Anamaria Cândido e piscicultores associados.

Matérias Relacionadas