Logo CNA

Santa Catarina

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio conhecem logística de grãos em silo de São Miguel do Oeste
CNA IMAGEM PRINCIPAL7

Iniciativa fez parte da disciplina de Fundamentos do Agronegócio e contou com a parceria do Sindicato Rural, da Aurora Coop e da Fecoagro

21 de julho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), do polo de São Miguel do Oeste, visitaram recentemente a unidade da Cooperalfa no município. A iniciativa fez parte da disciplina de Fundamentos do Agronegócio e contou com a parceria do Sindicato Rural, da Aurora Coop e da Fecoagro.

Acompanharam a visita o tutor da disciplina de Fundamentos do Agronegócio, Leandro Simioni, e a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra. A programação iniciou com explanações de Jean Moro, da Fecoagro, do gerente do Frigorífico Aurora Coop São Miguel do Oeste, Valter de Re, e do gerente da Cooperalfa em São Miguel do Oeste, Clair Barp .

Em seguida, ocorreu visita técnica no silo da Cooperalfa, onde os alunos conheceram todo o processo de logística, desde o recebimento, classificação, secagem e armazenagem dos grãos. “O objetivo foi entender a dinâmica do mercado agrícola dos insumos relacionados aos canais de comercialização. Foi possível compreender como chegam os insumos antes da porteira e o que é feito com os principais produtos depois da porteira, ou seja, para onde vão e quais os canais de comercialização”, explica Simioni.

A coordenadora dos Cursos Técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela , ressalta que as visitas técnicas são vivências do conteúdo repassado em teoria, na sala de aula. "Além de serem atividades obrigatórias do curso que tem uma metodologia hibrida, são de suma importância para a formação dos nossos técnicos, que podem conhecer a realidade das propriedades rurais e demais empresas do agronegócio”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que essas visitas oportunizam entender como uma gestão organizada e eficiente é importante para atingir as metas e obter os melhores resultados em todo o processo produtivo. “As atividades do campo inovam constantemente e é fundamental que os profissionais conheçam todos os modelos de processos produtivos, especialmente, os que utilizam as mais avançadas tecnologias e métodos de gestão”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , destaca que as propriedades e empresas do setor do agronegócio precisam estar cada vez mais preparadas com tecnologias e inovações visando atender as exigências do mercado. “Os polos catarinenses já formaram mais de mil técnicos em todo o estado. Importante destacar que sempre que abre uma nova turma as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor produtivo. São oportunidades de formação gratuita que têm contribuído muito com o agronegócio catarinense”.

CURSOS TÉCNICOS

Além do curso Técnico em Agronegócio oferecido em 16 polos catarinenses (Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Fraiburgo, Joaçaba, Joinville, Lages, Paulo Lopes, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Taió); o Senar/SC oferece as seguintes formações: Técnico em Zootecnia em seis polos catarinenses (Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Lages, Rio do Sul e São José); Fruticultura (Fraiburgo e São Joaquim) e Florestas (Polo de Lages).

Matérias Relacionadas