Logo CNA

Rio Grande do Norte

Alunos de aprendizagem em Fruticultura do SENAR/RN são contratados por empresas do setor
Deivid Allison Honorato e Franklin Oliveira

Seis jovens aprendizes oriundos do curso de Aprendizagem em Fruticultura do SENAR/RN foram contratados por empresas

27 de fevereiro 2020

Por: Assessoria de Imprensa FAERN/SENAR

O Sistema FAERN/SENAR encaminhou para o mercado de trabalho seis (06) jovens aprendizes que participaram do curso de Aprendizagem rural em Fruticultura do SENAR/RN nos municípios de Baraúna e Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Os alunos Jairo Fernando de França Souza; Maria Joyce de Oliveira Jacome; Francisco Rafael Nobre da Silva; Deivid Allison Honorato; Franklin Oliveira Dantas e Jefferson Ruan Barbosa chamaram a atenção dos empregadores e foram efetivados pelas empresas do setor. As aulas, ministradas por instrutores do SENAR/RN, também aconteceram nas dependências das empresas, principalmente as atividades práticas, facilitando aos alunos aliar a teoria com as práticas exigidas pelo segmento da fruticultura.

A gerente interina de Aprendizagem, Maria Luíza Macedo, destacou que O Programa de Aprendizagem do SENAR/RN tem como objetivo qualificar o jovem para o mercado de trabalho, com um currículo teórico e prático, ele estimula o aluno a desenvolver cidadania, ética, empreendedorismo e senso de responsabilidade. “O Programa do SENAR vai além, pois mostra o ao filho do produtor o potencial que o as empresas rurais têm, dando ao jovem uma janela de oportunidade para que este continue no campo”, afirmou.

O ex-aluno do curso de Aprendizagem rural em Fruticultura, Jairo Fernando, é filho de agricultores e foi absorvido pela empresa Frutas Solo, hoje ele atua como supervisor de qualidade. O novo colaborador ressalta que o SENAR/RN proporcionou conhecimento técnico na área de fruticultura sendo fundamental para sua contratação. “O Senar além de trazer o conhecimento técnico através dos instrutores que são totalmente capacitados, mostrou para os alunos vivências reais sobre problemáticas do ambiente rural, e também destaco as aulas práticas que foram fundamentais para a fixação dos conteúdos teóricos. Depois do término do curso logo recebi a proposta para minha efetivação na empresa “Frutas Solo”, hoje sou Supervisor de Qualidade, e posso colocar em prática todo conhecimento que adquirir”, disse Jairo que concluiu o curso no ano passado.

Em 2019, o SENAR/RN contou com 16 turmas de Aprendizagem, são 6 (seis) cursos que oferecem teoria e prática profissional, com duração de até 12 (doze) meses variando de acordo com o curso ofertado. A gerente de Aprendizagem da instituição afirma que “para o SENAR é muito gratificante terminar uma turma de aprendizes com contratações, pois conseguimos cumprir nossa missão, contribuímos de forma significativa para a profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida do produtor rural e suas gerações”.

Inúmeros jovens de jovens foram lançados no mercado de trabalho, capacitados pela entidade, que tem como principal objetivo prepara-los para encarar as oportunidades surgidas dentro do setor rural. Francisco Rafael, 18, estava desempregado e com muitas expectativas de ingressar no mercado de trabalho. O jovem ingressou no curso de Fruticultura e atualmente é funcionário da empresa Interfruit. “Aprendi muito no curso do SENAR/RN, mostrei minha capacidade nas aulas práticas no setor de embalagem, logo comecei a ganhar oportunidades na empresa onde passei por vários setores até chegar ao setor administrativo. Estou satisfeito e destaco que foi essencial ser jovem aprendiz, pois na sequência, conquistei meu emprego”, disse Rafael, que ainda agradeceu aos instrutores do SENAR pelo conhecimento repassado.

Já os alunos Deivid Allison Honorato e Franklin Oliveira Dantas foram contratados pela empresa UGBP; Maria Joice de Oliveira trabalha na empresa Cy Matsumot e Jefferson Ruan Barbosa, empresa Norfruit.

Jairo Fernando Francisco Rafael

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas