Logo CNA

Paraíba

Agropecuária: Planes formaliza Grupo de Trabalho para execução de ações
Reuniao planes grupo trabalho1

25 de novembro 2021

Por: Ascom Sistema Faepa/Senar-PB

Foi formalizada nesta quarta-feira (24) a criação do Grupo de Trabalho responsável pela execução estratégica das ações do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais, o Planes. O objetivo do grupo é contribuir para a superação de problemas e desafios históricos do setor agropecuários paraibano.

A reunião, na qual a criação do GT foi oficializada, aconteceu na sede do Sistema Faepa/Senar-PB, em João Pessoa, que é um dos integrantes do movimento. Também compõem o Planes a OAB-PB, ALPB, Sistema OCB-PB, Sebrae, Insa, Fiep, Banco do Nordeste, UFPB e Governo do Estado, através da Cinep, Empaer e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

“Nós abraçamos o Planes porque acreditamos que alimentar é construir o futuro e que o que nos alimenta nos une. Dessa maneira, sanar os problemas do agro contribui para o desenvolvimento de toda sociedade”, afirmou o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, que representou o presidente do Sistema, Mário Borba.

Durante o encontro, também foi debatido um cronograma de atividades, com a definição de tarefas prioritárias. Entre elas estão a formação de uma equipe para tratar dos entraves relativos a regularização sanitária e obtenção dos registros de produtos de origem animal, como o Selo Arte, Sisbi e SIE.

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) ficará responsável pela instalação de Câmaras Técnicas temáticas, relativas aos dez arranjos produtivos locais que integram o Plano. Os APL’s contemplam as cadeias produtivas da abacaxicultura, apicultura e meliponicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, inhamecultura, mandiocultura, olericultura, ovinocaprinocultura e umbucultura.

O próximo encontro do GT acontecerá no dia 9 de dezembro. Nessa ocasião, os integrantes devem analisar a minuta do termo de cooperação técnica, que definirá as responsabilidades de cada instituição.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Facebook Twitter Email

Matérias Relacionadas