Logo CNA

AGRO PELO BRASIL - Histórias
Armazem

Senar ajuda produtoras rurais da Bahia a expandir os negócios e triplicar a renda

24 de setembro 2020
Por Senar

Brasília (24/09/2020) – Quando é a hora de impulsionar ou até mudar um negócio? Quando transformar uma propriedade rural em uma empresa rural? Os cursos do Senar na Bahia fizeram toda a diferença para que as produtoras de ovinos Ana Keite Silva e Márcia de Sena Rocha tomasse uma decisão e unissem os esforços para criar o Armazém Goumert Flor e Brasa, no município de Andorinha, no norte do estado.

Márcia

Márcia

“Participamos de dois cursos de ovinocaprinocultura de corte em Feira de Santana e em Bonfim. Depois disso a gente parou pra pensar e verificou que a ideia de criar um armazém poderia dar certo”, afirmou Márcia.

Há um ano elas comercializam cortes nobres de ovinos, carnes embutidas e defumadas produzidas artesanalmente. Ana Keite explica que as capacitações do Senar também mostraram como transformar a propriedade em uma empresa rural.

Ana Keite

Ana Keite

“Aprendemos que a propriedade tinha possibilidade de gerar lucro e foi isso que aconteceu. O processamento artesanal agregou valor ao negócio e praticamente triplicou preço do produto no mercado”, revela Ana Keite.

O correto manejo dos animais e a produção de alimentos como a palma para fornecer ao rebanho em longos períodos da seca foram aprendizados trazidos pelos técnicos do Senar. As produtoras também passaram a investir na criação de ovinos das raças Santa Inês e Dorper.

Os produtos do Armazém Flor e Brasa são vendidos nos municípios de Andorinha, Bonfim, Juazeiro e Jaguarari, mas as empreendedoras rurais já pretendem expandir negócio para outros lugares.

(*) Essas histórias foram contadas originalmente no projeto Agro pelo Brasil. Conheça mais sobre o projeto e veja mais histórias como essa no site agropelobrasil.com.br

A segunda edição do programa Agro pelo Brasil acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro nos municípios de Alexânia (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Serviço:

O que: Programa Agro pelo Brasil - Alexânia (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA)
Quando: 2 e 3 de outubro
Onde: agropelobrasil.com.br

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas