Logo CNA

Agro em Questão: produtor de queijo artesanal conta como melhorou sua renda e mudou realidade da região do Serro
Agroemquestao

4 de junho 2018
Por CNA

Brasília (04/06/2018) – A trajetória do produtor de queijo artesanal, Tulio Madureira, medalha de prata e de bronze no Salão Mundial do queijo em Paris, será apresentada no seminário Agro em Questão: alimentos artesanais e tradicionais, no dia 6 de junho em Brasília. O evento é organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em 2003, depois que seu pai havia desistido de produzir queijos por falta de rentabilidade na atividade, o produtor assumiu a propriedade da família, localizada no município de Serro, Minas Gerais. Tulio faz parte da quinta geração da família na produção de queijos.

“Voltei a produzir queijos frescos, mas percebi que o negócio não estava sequer se mantendo, porque o produto era exatamente igual aos outros queijos, sem nenhum diferencial”, avalia.

A partir disso, Tulio decidiu resgatar a tradição da família e da região do Serro, cujos produtores não maturavam queijo há mais de 70 anos. Em 2013, ele iniciou a produção de queijos artesanais maturados. A produção atual é de 30 peças por dia. “Para valorizar o leite especial da raça Gir, criamos o produto de “Queijo do Gir”, conta.

De acordo com o produtor, a maturação agregou valor ao queijo e outros produtores perceberam que esse nicho de produção poderia ser a solução para a retomada da atividade da região. “Com isso, conseguimos reestruturar a associação de produtores. Hoje, temos mais de 30 associados que também produzem queijos artesanais maturados na região do Serro”, declara.

“Estamos lutando pela melhoria da qualidade de vida e manutenção das pessoas na propriedade. Já percebemos o retorno de jovens que estão voltando para as propriedades das famílias da região do Serro”, completa.

O Seminário “Agro em Questão – Alimentos Artesanais e Tracionais: mais valor para quem vende e para quem compra” também vai apresentar informações sobre o acesso a mercados consumidores e oportunidades de negócio, além de discutir propostas e alternativas para os principais desafios do setor.

Os interessados em participar do evento precisam se inscrever que previamente no link:

http://www.cnabrasil.org.br/agro-em-questao-alimentos-artesanais-e-tradicionais

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas