22/04/2019

Agro em Questão mostra potencialidades da cooperação entre China e Brasil

Brasília (22/04/2019) – As potencialidades para ampliar a cooperação bilateral entre Brasil e China serão apresentadas no seminário “Agro em Questão: China e Brasil - Agricultura e Biotecnologia” na quinta (25), em Brasília, na sede da CNA. O evento, gratuito, é direcionado para produtores rurais, empresários, pesquisadores e interessados no tema.

Segundo dados levantados pela Superintendência de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), somente em 2018 o país exportou US$ 35,5 bilhões em produtos do agro para o mercado chinês, 35% do total das vendas externas do setor para o mundo.

“O Brasil é o maior fornecedor de soja do mundo para a China. A exportação do grão foi responsável pelo crescimento de 50% nas relações comerciais. Há uma relação de dependência mútua entre os países”, destaca André Nassar, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Nassar será um dos palestrantes do painel “Os desafios do desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à agricultura para a cooperação técnica e científica”.

“As tecnologias de produção têm impacto direto na comercialização da soja. A aprovação simultânea de biotecnologias é fundamental para dar garantias para as tradings e indústria de processamento chinesa. Isso possibilitará a ampliação do comércio sem que novos custos sejam agregados na cadeia produtiva”, afirma.

André Nassar ressalta que o mercado internacional de soja está cada vez mais exigente para ter acesso a informações sobre a rastreabilidade vegetal. “É importante manter os clientes informados sobre boas práticas de produção e cumprimento da legislação. Há muito espaço para cooperação nos temas de sustentabilidade como forma de diferenciar a soja brasileira da soja dos nossos concorrentes na China”, finalizou.

Sobre André Nassar – É graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP. Atuou como diretor-geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone Brasil) e foi presidente do Conselho da Embrapa. Também foi secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Os interessados em participar do evento, ainda podem se inscrever pelo site. Para acessar a programação e realizar a inscrição, acesse aqui.

SERVIÇO

O que: Seminário “Agro em Questão: Agricultura e Biotecnologia - Brasil e China”
Quando: dia 25 de abril (quinta-feira)
Hora: das 8h30 às 16h
Onde: Sede CNA (SGAN Quadra 601, Módulo K - Brasília, DF)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também