Logo CNA

Minas Gerais

Agro.BR e NovoAgro: programas abrem novos horizontes para apicultores e fruticultores do Norte de Minas

25 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

Apicultores de Bocaiuva e Guaraciama e fruticultores de Janaúba, Jaíba e Matias Cardoso foram apresentados ao Programa Agro.BR, que visa viabilizar a geração de negócios internacionais para pequenos e médios produtores rurais, e ao NovoAgro Ventures e as suas oportunidades de investimentos, que incentivam a criação de startups que busquem soluções para o setor.

Eles participaram de reuniões na última semana com o gerente Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Martins, com o consultor da CNA para o Programa Agro.BR , Ricardo Abreu, e o CEO da FCJ Venture Builder, Leonardo Dias. Representantes de associações de produtores, Sindicatos Rurais e entidades governamentais que dão suporte à produção agrícola na região também acompanharam os encontros, classificados por todos como “muito produtivos”.

Agro.BR e NovoAgro: programas abrem novos horizontes para apicultores e fruticultores do Norte de Minas

Reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

“Receptividade maravilhosa”

Ricardo disse que retornou da viagem bastante animado e motivado de ver “esse excelente trabalho realizado por esses grupos de produtores, que já se posicionaram na região com vistas a conquistar novos mercados para os produtos mineiros e brasileiros. Nós acreditamos no agro e acreditamos no produtor mineiro". Para Leonardo Dias, que viajou com o NovoAgro Ventures pela primeira vez, a receptividade foi excelente e “foi importante para validar que estamos no caminho certo e no momento certo. O produtor está numa expectativa muito grande de receber as soluções do projeto”, analisa.

“O produtor já usa tecnologia, como WhatsApp e drones, mas tem muito mais, como rastreabilidade e compras coletivas. Nosso foco agora será trabalhar o pequeno e médio produtor que já tem alguma vivência e abertura com tecnologia” explica, acrescentando que a próxima visita já incluirá as start ups para apresentar as “provas de conceito”. Leonardo ainda ressalta a importância dos técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no processo, “para que eles possam acompanhar o desempenho dos produtores na ponta”.

Possibilidades para a apicultura

Para o presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes, a reunião foi excelente, principalmente neste momento em que estão iniciando no processo de exportação. Para ele, o Norte de Minas vai ganhar muito com essas parcerias, que já conta com a do Sistema FAEMG com seus cursos e programas. Ele ficou satisfeito em saber que a evolução do agronegócio no Norte de Minas está atraindo a atenção para novos investimentos. “Com o Agro.BR e com os fundos de investimentos da FCJ, a cadeia produtiva do mel na região vai se fortalecer. E a hora não poderia ser melhor, pois estamos nos preparando para quadriplicar nossa produção", disse.

Agro.BR e NovoAgro: programas abrem novos horizontes para apicultores e fruticultores do Norte de Minas

Visita e reunião na Coopemapi

Também participaram da reunião na sede da Coopemapi o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, Alex Demier, a assessora Márcia Versiani, representando o Idene, e Júlio César Pereira, técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG/Apicultura.

Fruticultura certificada

Para Nilde Lage, presidente Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), os fruticultores norte mineiros terão a oportunidade de internacionalizar seus negócios com o apoio do Programa Agro.BR . “O Norte de Minas já possui fruticultores certificados Global Gap, protocolo baseado em boas práticas agrícolas, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, que estão ávidos para acessar esses mercados”.

O eixo Janaúba/Jaíba é um importante polo de produção de frutas e tem sido referência por se consolidar com novas tecnologias de cultivo. O próximo passo agora é a obtenção do título de indicação geográfica de produção de frutas. “Diante desse novo cenário disruptivo, conhecer o NovoAgro Ventures trouxe possibilidades para os desafios vivenciados pelos associados da Abanorte”, comentou Nilde.

Agro.BR e NovoAgro: programas abrem novos horizontes para apicultores e fruticultores do Norte de Minas

Fruticultores participam da reunião na sede da Aslim - à frente, a partir da esquerda: Dirceu Martins, Ricardo Abreu e Leonardo Dias

Em Janaúba, a reunião foi na sede do Sindicato dos Produtores Rurais e contou com a presença representantes de associações de produtores de frutas, diretores de agroindústrias e produtores. No projeto de irrigação do Jaíba, o encontro foi na sede da Associação dos Produtores de Limão (Aslim), com a presença de produtores, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, Ciro Souza de Paula, e do presidente da Aslim, Cláudio Dwkstra.

Cadeias preparadas para a exportação

Segundo o consultor da CNA, Ricardo Abreu, a viagem ao Norte de Minas foi muito próspera. “O que percebemos é as cadeias do mel e de frutas já estão bastante preparadas para iniciar exportações. Tivemos uma boa surpresa com a preparação da infraestrutura das cooperativas realizadas pela Codevasf e Idene e com os padrões de qualidade bastante significativos, que já permitem acesso a diversos mercados mundiais”.

Segundo o gerente regional Dirceu Martins, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES vem investindo nessas cadeias produtivas, orientando e levando novas tecnologias e conhecimentos aos produtores para que possam produzir mais e com qualidade. Em parceria com os sindicatos rurais, a entidade desenvolve na região diversos treinamentos e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG com destaque para as áreas de apicultura e fruticultura, que já apresentam aumentos de mais de 100% na produção.

O Norte de Minas é uma potência na produção apícola e de frutas. Segundo dados da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Mel do Norte de Minas (Coopemapi), a região produz atualmente cerca de 1,2 mil toneladas de mel, com perspectiva de chegar a 5 mil toneladas até 2026. A produção de frutas soma cerca de 856 mil toneladas por ano, sendo as principais banana (550 mil toneladas), manga (165 mil), mamão (90 mil) e limão (50,6 mil), com expectativa de crescimento com a implantação do Projeto de irrigação Jaíba 2 e a criação do Projeto Jequitaí, como informa a Abanorte.