Logo CNA

Pará

Agência Francesa de Desenvolvimento faz visita técnica em fábrica de chocolate e cooperativas no Pará
8cd1bb7c cfc1 4831 b551 7180629ccd24

2 de março 2020

Por: Lorena Daibes

O Sistema Faepa/Senar em conjunto com o Banpará promoveu uma visita técnica a comunidade Mari Mari, localizada no distrito de Mosqueiro, na comunidade Expedito Ribeiro em Santa Bárbara e na Indústria de Chocolate Amazônia Cacau, a fim de mostrar a verticalização do cacau nas localidades próximas de Belém para Agência Francesa de Desenvolvimento – ADF que é uma instituição financeira pública que implementa a política definida pelo governo francês.

O roteiro da visita técnica foi realizado primeiramente na fábrica de chocolate Amazônia Cacau, posteriormente na Cooperativa Mista de Agricultores e Agroindústria do Pará – COMAAIP e na Cooperativa de Produtores de Santa Bárbara – COOPERBARA .

A comitiva esteve composta pelos representantes do BANPARÁ, a Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social, Cindy Ornela, o gerente de Negócios de Fomento, do Banpará, Felipe Ribeiro, e o assessor técnico da Faepa, o engenheiro agrônomo, Lahyre Figueiredo Filho.

A ADF trabalha com o objetivo de combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. Atualmente a agência investe em cooperativas no Sul Brasil e recentemente procurou o Banpará para ser o agente financeiro a fim de proporcionar financiamento de projetos da cadeia produtiva do cacau voltados para cooperativas de pequenos produtores da agricultura familiar e verificar a possibilidade de investimentos em projetos sustentáveis utilizando a cultura do cacau como forma de recuperação de áreas alteradas e para estimular a verticalização do produto tendo como base o cacau.

Neste sentido procurou o Banpará para fazer a parceria de fomento que por sua vez contatou o Sistema Faepa/Senar para indicações de projetos exitosos de cooperativas que trabalham com a cultura do cacau e necessitam de investimentos financeiros para verticalização da produção na agricultura familiar.