Logo CNA

Maranhão

Ações do Senar são destaque na 24ª edição da Exposição Agropecuária de Porto Franco
IMG 7062

30 de julho 2019

Por: Senar Maranhão

O sistema Faema/Senar levou à 24ª Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran), relevantes capacitações para a região Tocantina, dada à sua importância para a produção rural maranhense. Derivados do leite, Beneficiamento da Raiz de Mandioca e Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, deram a tônica na Expofran 2019, com a participação de dezenas de produtores rurais, ávidos por novos conhecimentos que serão aplicados em suas propriedades e nas comunidades onde vivem.

Nessa edição, além dos cursos e treinamentos realizados, o Senar expôs também, em seu estande duas minioficinas: uma de beneficiamento da raiz de mandioca e outra de fabricação orgânica de aguardente. Ambas comandadas por instrutores qualificados. As minifábricas atraíram centenas de visitantes que aprovaram a iniciativa da instituição.

Ao término dos cursos que duraram cerca de uma semana (período de realização da Expofran), o Senar realizou a degustação dos produtos alimentícios feitos pelos alunos, no decorrer do período das capacitações. O evento ocorreu no penúltimo dia, no espaço do sistema Faema/Senar.

No local, houve cerimônia de encerramento dos cursos organizada pela equipe de eventos da instituição. Produtos à base da mandioca e de derivados do leite foram apresentados aos presentes. Antes disso, os produtores rurais deram seus depoimentos acerca do aprendizado ocorrido durante o processo de capacitação.

Entidades e órgãos parceiros, assim como autoridades locais e regionais e organizadores, participantes de modo geral, estiveram presentes. Deoclides Macedo (presidente da Gasmar), Valéria Macêdo (suplente de deputada estadual), Fortunado Macêdo Filho (Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Franco), prestigiaram a solenidade de encerramento dos cursos e treinamentos do Senar.

Além dessas autoridades, outras integrantes da programação Expofran/2019 também se fizeram presentes, como: Itamar Miranda (Presidente da Associação de Produtores Rurais), Fernando Bergman (Superintendente de Pesca da Sagrima), Luiz Figueiredo (superintendente do Senar Maranhão) e Raimundo Coelho (presidente do sistema Faema/Senar). Além desse público, estiveram lá, secretários municipais, produtores rurais e os instrutores: Geziel Sousa, Conceição de Maria Moraes e Maria Sueli Quadros.

Produção

De acordo com a liderança política local e atual presidente da Gasmar (Companhia Maranhense de Gás), Deoclides Macêdo, a Expofran é uma exposição que preza muito pela qualificação dos produtores rurais. Para ele, o Senar é um órgão ligado à Faema, que tem dado essa contribuição em todas as edições da Expofran.

“E nesta edição, o Senar mais uma vez faz a diferença com cursos, oficinas e palestras, qualificando o nosso produtor rural para que ele possa assim desenvolver melhor as suas atividades no campo, gerando produção, emprego e renda, melhorando a atividade rural. E, quem ganha com isso, é a produção que aumenta, as pessoas que lidam diretamente com a terra e que encontram melhores caminhos para produzir mais”, frisou ele.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Franco, Fortunato Macêdo, o Senar participa ativamente do evento agropecuário de Porto Franco deste o princípio, e por isso a parceria tem se fortalecido.

“Essa ação de capacitação que ocorre durante a Expofran que é administrado pela Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco, sempre foi apoiada pelo sistema Faema/senar e pelo Sindicato Rural de Porto franco, que atualmente administramos. É um momento para mim de muita alegria, pois tenho que agradecer e ao mesmo tempo externar meu estado de agradecimento sincero a todos os que fazem a agricultura do nosso estado”, disse Macedinho, satisfeito com os resultados alcançados pela parceria.

Parcerias

Irapuan, que integra a diretoria da Associação de Produtores e um dos responsáveis pela realização da Exposição, disse que o papel do sistema Faema/Senar é de fundamental importância, haja vista serem instituições parceiras de grande valor para o setor rural do Estado.

“Ter o sistema Faema/Senar para nós como parceiro, é fundamental. Desde a primeira edição, o Senar vem trazendo cursos e palestras e tem abrilhantado a Exposição e o estande do Senar é o mais visitado. As palestras que vem e os instrutores, são de altíssima capacidade. O Senar agrega valor à exposição e sem ele, seria impossível dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou o organizador.

Para o Presidente do sistema Faema/Senar Raimundo Coelho, a Expofran/2019 mais uma vez cria oportunidades para o crescimento tecnológico da região Tocantina. “E, como não poderia deixar de ser, tanto a Faema quanto o Senar estão aqui presentes, para alicerçar ainda mais esse objetivo", ressaltou o presidente.

Luiz Figueirêdo, superintendente do Senar, destacou a atuação da instituição com seus cursos, oficinas e palestras técnicas. "O Senar sempre está presente na Expofran, contribuindo com o esforço dessas autoridades, como o deputado Deoclides Macedo, o deputada Valéria Macedo, o companheiro Macedinho e Itamar Miranda, que são incansáveis em busca de trazer maiores conhecimentos técnicos para os produtores rurais da região", salientou ele.

IMG 7078

Matérias Relacionadas